Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Brasil deixa grupo internacional de memória do Holocausto

Decisão do governo Lula de sair da IHRA ocorre sem justificativa pública, segundo diplomatas israelenses

25/07/2025 às 13:36 por Redação Plox

Uma movimentação silenciosa do governo brasileiro causou desconforto em Israel nesta quinta-feira (24). Segundo informações da chancelaria israelense, o Brasil, sob o comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu retirar-se da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), entidade criada nos anos 1990 com o objetivo de combater o antissemitismo em nível global.


Imagem Foto: Presidência

A atuação do Brasil na aliança vinha desde 2021, quando o país passou a integrar o grupo como membro observador. No entanto, sem emitir qualquer nota oficial ou explicação pública, a diplomacia brasileira se afastou da iniciativa, o que gerou críticas por parte do Ministério das Relações Exteriores de Israel.


A revelação da saída ocorreu no contexto de uma manifestação de insatisfação por parte de Israel, motivada pelo apoio do Brasil à ação judicial da África do Sul, que acusa o governo israelense de práticas de genocídio na Faixa de Gaza. Esse posicionamento brasileiro intensificou os atritos diplomáticos entre os dois países, que já vinham se agravando desde o retorno do petista ao Palácio do Planalto.


Fontes ligadas à embaixada israelense em Brasília relataram ao portal Metrópoles que o Itamaraty não comunicou as razões da decisão nem deu sinais prévios de que se retiraria da IHRA. Os funcionários, que falaram sob anonimato, afirmaram que a ausência de justificativas formais causou surpresa e preocupação entre diplomatas israelenses.


"Sob condição de anonimato, funcionários com conhecimento sobre o assunto alegam que o Itamaraty não informou os motivos para a saída\

, informou o portal Metrópoles.

Desde o início do atual mandato, Lula vem protagonizando embates verbais com o governo de Israel, principalmente devido às críticas direcionadas à atuação militar israelense na região de Gaza. A decisão de se desligar da IHRA, embora ainda não confirmada oficialmente pelo governo brasileiro, representa mais um capítulo na já conturbada relação diplomática entre os dois países.


O silêncio do Planalto e do Itamaraty sobre o assunto reforça a percepção de uma mudança de posicionamento do Brasil em relação a temas internacionais sensíveis, como a memória do Holocausto e a defesa dos direitos humanos em cenários de conflito.


Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: CBMG / Divulgação
GERAL

Carro cai em córrego e deixa três feridos no interior de Minas

Resgate após queda de veículo

amizade.jpg
GERAL

Cachorrinho é motivação para menino com paralisia cerebral progredir em tratamento

O menino teve que se separar do animal ao se mudar para Osasco e sua evolução piorou, só melhorando com a presença do cão

Ataque de pitbull termina com morte de mulher em Minas Gerais
GERAL

Ataque de pitbull termina com morte de mulher em Minas Gerais

Isamara Eleutério Balbino, de 40 anos, foi atacada na rua durante a madrugada; tutora do cão foi indiciada

GERAL

Vídeo: motociclista morre ao ser atropelada por ônibus em Itabira

Colisão arremessa motociclista para debaixo do ônibus, resultando em grave atropelamento e morte no local