Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Ipatinga intensifica ações para frear a proliferação de larvas de Aedes aegypti.

Apesar do alto índice registrado no último LIRAa, casos de dengue no município tiveram redução de 50% nos primeiros oito meses do ano

25/08/2021 às 23:08 por Redação Plox

A Prefeitura de Ipatinga segue com as ações de combate aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti (dengue), que também transmite chikungunya e zika vírus. Nesta terça-feira (24), tendo em vista a farta vegetação no local, Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) estiveram nas dependências do Parque Ipanema, removendo os possíveis criadouros e aplicando larvicidas em todo o complexo de entretenimento e lazer. 

 

Antes de iniciar a aplicação de produto específico para combate ao mosquito, os agentes de saúde orientaram os frequentadores quanto a cuidados a serem observados nas residências para conter o avanço das doenças. O efeito residual do composto utilizado para eliminação de larvas é de dez meses após a aplicação.

 

 

Foto: Divulgação/ PMI

 

 

Ainda no decorrer desta semana, as equipes de ACE’s prosseguem atuando nos bairros de Ipatinga seguindo cronograma geral do Estado. O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em março deste ano,  apontou um índice alto de infestação, de 5,9% no município. 

O número é preocupante, uma vez que, segundo os critérios do Ministério da Saúde, somente índices inferiores a 1% são considerados aceitáveis. Entre 1 e 3,9%, eles indicam uma situação de alerta e, acima de 3,9%, significa estar lidando com um alto risco de epidemia. O índice apresentado em Ipatinga, portanto, é quase cinco vezes superior ao limite aceitável. 

Um novo LIRAa está agendado para o período de 18 a 22 de outubro, visando a redução do alto índice e iniciar novas ações de combate ao mosquito. 

 

Foto: Divulgação/ PMI

 

A Seção de Controle de Zoonoses (SCZ) reforça a importância da participação dos moradores para maior êxito das ações do poder público, descartando e verificando materiais que possam acumular água parada (pneus velhos,latinhas, garrafas, vasilhames, brinquedos etc.), bem como identificando e/ou denunciando áreas potenciais de proliferação do Aedes aegypti próximas às residências. 

 

Redução do número de casos

Apesar do alto índice de notificações apresentado no último LIRAa, a Secretaria de Saúde de Ipatinga registra um dado alentador: de acordo com o Departamento de Epidemiologia, ocorreu uma expressiva redução no número de casos de dengue, da ordem de 50%. Nos primeiros oito meses de 2020, foram 1.257 casos, contra 621 contabilizados em 2021 no mesmo período.

Compartilhar a notícia

Veja também
Record
GERAL

Influenciadoras virtuais geradas por IA alcançam ganhos expressivos no mercado digital

Personagens criadas artificialmente se destacam nas redes sociais, com rendimentos próximos a R$ 150 mil mensais.

GERAL

Brasileiros morrem em acidente de carro a 180 km/h em rodovia na França

Quatro brasileiros morreram após um acidente em uma rodovia no leste da França; veículo atingiu uma árvore em alta velocidade.

Foto: PMT/Divulgação.
GERAL

Timóteo e Santana do Paraíso promovem campanhas de vacinação antirrábica; veja programação

Em Paraíso, a campanha iniciou nessa terça-feira (2) e vai até setembro. Timóteo concentrará os esforços na vacinação nos dias de agosto e 2 de setembro

Nova proposta do Código Civil pode obrigar pagamento de pensão à sogra após divórcio
GERAL

Nova proposta do Código Civil pode obrigar pagamento de pensão à sogra após divórcio

Mudança inclui parentes do ex-cônjuge como possíveis beneficiários, com base no conceito de solidariedade familiar

para você