Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Conexão Hacker: Mauro Cid presta novo depoimento à Polícia Federal nesta sexta (25)

Tenente-coronel Mauro Cid e seu depoimento crucial

25/08/2023 às 17:34 por Redação Plox

Na tarde desta sexta-feira, 25 de agosto, o cenário político brasileiro voltou seus olhos para Brasília. O tenente-coronel Mauro Cid, outrora ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, se dirigiu à Polícia Federal para mais um depoimento. O foco? Esclarecer mais detalhes sobre o caso que envolve Walter Delgatti, o hacker acusado de invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com um objetivo perturbador: implementar uma ordem de prisão direcionada ao ministro Alexandre de Moraes, membro do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Dentro das paredes da PF, espera-se que Cid traga luz sobre um encontro peculiar que ocorreu no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente. Segundo informações, Jair Bolsonaro havia recebido Delgatti em uma reunião no ano anterior. Um detalhe notável? O próprio hacker confirmou essa reunião ao prestar seu depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que se dedicou a investigar os incidentes criminosos de 8 de janeiro.

 

Delgatti, CNJ e as suspeitas em torno do TSE As revelações não pararam por aí. Walter Delgatti compartilhou, perante a CPMI, uma informação alarmante. Alegou que, durante seu encontro com o ex-presidente, lhe foi feita uma oferta de indulto judicial. O propósito? Incentivar a invasão ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, posteriormente, denunciar vulnerabilidades na segurança das urnas eletrônicas.

Entretanto, Bolsonaro, juntamente com seus filhos e equipe, não apenas confirmou a reunião com Delgatti, mas também destacou que o hacker foi direcionado ao Ministério da Defesa. A intenção era que ele compartilhasse suas impressões acerca de um relatório submetido ao TSE sobre as urnas eletrônicas. Contudo, todos são enfáticos ao negar qualquer envolvimento em atividades ilícitas.

A trama ganha ainda mais complexidade quando lembramos que Delgatti foi preso no começo de agosto, decorrente de uma operação da Polícia Federal relacionada à invasão ao sistema do CNJ. No mesmo período, surpreendentemente, a deputada federal Carla Zambelli, supostamente responsável por contratar os serviços do hacker, foi surpreendida com um mandado de busca e apreensão, tendo seu passaporte e dispositivos móveis confiscados.

Compartilhar a notícia

Veja também
STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas
POLíTICA

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas

Julgamento da ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto voluntário até a 12ª semana, foi interrompido após votos favoráveis e segue sem nova data no STF.

Barroso vota pela liberação do aborto até 12ª semana; última ação no STF antes de aposentadoria
POLíTICA

Barroso vota pela liberação do aborto até 12ª semana; última ação no STF antes de aposentadoria

Ministro justificou que é saúde pública e impactos sociais em seu último dia no Supremo; julgamento ainda aguarda decisão majoritária dos ministros

Votação da LDO de 2026 é adiada novamente na Comissão de Orçamento
POLíTICA

Votação da LDO de 2026 é adiada novamente na Comissão de Orçamento

Após queda de medida provisória que previa aumento de impostos, incertezas no Congresso adiam análise das regras e prioridades de gastos para 2026.

Michelle Bolsonaro celebra 15 anos da filha Laura com festa restrita
POLíTICA

Michelle Bolsonaro celebra 15 anos da filha Laura com festa restrita

Primeira-dama compartilha homenagem nas redes para Laura; festa teve autorização do STF e presença restrita devido à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro.

Para você
Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP
EDUCAçãO

Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP

Criança de 9 anos precisou ser levada ao hospital após ser agredida dentro da sala de aula; caso aconteceu na escola municipal Mahatma Gandhi, no Jardim Melvi

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco
POLíCIA

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco

Ônibus de turismo que voltava da Paraíba para a Bahia tombou após colisão com rochas; desgosto e comoção marcam acidente com vítimas fatais e dezenas de feridos

Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília
FAMOSOS

Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília

Ministro do STF foi ovacionado pela plateia após ser citado pela cantora, que dedicou o espetáculo a ele e reforçou críticas à anistia

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil
LAZER

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil

Tributação de 3,5% imposta pelo STF eleva custos e gera impacto direto em passagens, hospedagens e seguros