Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Moraes cobra posição da PGR sobre segurança na casa de Bolsonaro

Pedido foi motivado por solicitação do deputado Lindbergh Farias, que teme possível fuga do ex-presidente durante prisão domiciliar

25/08/2025 às 19:58 por Redação Plox

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste, no prazo de até cinco dias, sobre um pedido encaminhado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) que visa reforçar a segurança na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar.


Imagem Foto: STF

A solicitação foi feita pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do partido na Câmara, que expressou preocupação com a possibilidade de fuga do ex-chefe do Executivo. No documento enviado, o parlamentar solicitou não apenas a intensificação do policiamento na área, como também vigilância contínua da tornozeleira eletrônica usada por Bolsonaro.


Segundo o deputado, a medida tem como objetivo garantir o cumprimento das determinações judiciais impostas ao ex-presidente, com a presença de segurança ostensiva e também discreta nos arredores da residência.


O ofício com a solicitação de reforço foi inicialmente direcionado ao diretor-geral da Polícia Federal, que então encaminhou o documento ao inquérito em curso que investiga suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Em resposta, Moraes determinou que o pedido seja analisado pela PGR, que deverá emitir parecer sobre a viabilidade da medida sugerida.


A prisão domiciliar de Bolsonaro foi determinada no último dia 4 de agosto, também por ordem de Moraes, dentro do processo que apura supostos ataques à soberania nacional. A decisão se deu após o entendimento de que o ex-presidente havia descumprido medidas cautelares estabelecidas anteriormente pelo Supremo.


“É necessário garantir que não haja nenhuma tentativa de fuga ou obstrução das investigações em curso”

, afirmou Lindbergh Farias ao justificar o pedido formal. A expectativa é de que a PGR se manifeste até o final da semana, o que pode definir os próximos passos no cerco jurídico ao ex-presidente.

O caso continua gerando repercussão política em Brasília, enquanto o inquérito segue em tramitação no STF, com novos desdobramentos previstos para as próximas semanas.


Compartilhar a notícia

Veja também
uilij.jpg
POLíTICA

CPI da Barragem de Brumadinho tem eleitos presidente e vice

Resolução da Câmara pode adiar julgamento de Bolsonaro e réus por tentativa de golpe
POLíTICA

Resolução da Câmara pode adiar julgamento de Bolsonaro e réus por tentativa de golpe

Suspensão de ação penal contra Ramagem abre brecha jurídica que pode alcançar Bolsonaro e outros envolvidos nos atos de 8 de janeiro

Deputados pressionam Hugo Motta após Senado rejeitar PEC da Blindagem
POLíTICA

Deputados pressionam Hugo Motta após Senado rejeitar PEC da Blindagem

Subtítulo: Parlamentares cobram resposta firme à recusa do Senado e ameaçam travar projetos e ações na CPI do INSS.

Deputada aciona PGR para investigar supostas fraudes em emendas de deputados catarinenses
POLíTICA

Deputada aciona PGR para investigar supostas fraudes em emendas de deputados catarinenses

Ana Paula Lima (PT-SC) pede apuração sobre possíveis irregularidades no repasse de verba pública por Zé Trovão e Júlia Zanatta, ambos do PL-SC, a prefeituras de Santa Catarina.