Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Anvisa reforça a importância do aleitamento materno e alerta sobre o uso seguro de fórmulas infantis

Produtos só devem ser utilizados sob orientação médica; leite materno é recomendado até os dois anos

25/09/2024 às 13:31 por Redação Plox

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçam a importância do aleitamento materno até os dois anos, recomendando a amamentação exclusiva até os seis meses. Em paralelo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o uso prudente de fórmulas infantis, enfatizando que esses produtos só devem ser utilizados com orientação de profissionais de saúde.

Foto: Pixabay/ Reprodução

Uso responsável de fórmulas infantis

Fórmulas infantis, líquidas ou em pó, são elaboradas para suprir as necessidades nutricionais de bebês e crianças pequenas. Contudo, a Anvisa ressalta que o uso desses produtos requer atenção redobrada, pois eles devem possuir registro junto à agência antes de serem comercializados no Brasil. Apenas produtos registrados e com procedência segura devem ser adquiridos. “Somente utilize fórmulas infantis com orientação de um profissional de saúde habilitado, como médico pediatra ou nutricionista", destaca a agência.

Além disso, é recomendado evitar a compra de fórmulas infantis por meio de comércio eletrônico, especialmente quando se trata de produtos importados, pela dificuldade de garantir a origem e regularização adequada.

Preparação e higienização adequadas são essenciais

A correta preparação e higienização dos utensílios utilizados para a fórmula são aspectos críticos para garantir a segurança do produto. A Anvisa reforça a importância de seguir rigorosamente as instruções contidas no rótulo, incluindo a diluição na proporção recomendada e o uso de água na temperatura correta, de 70ºC, para reduzir o risco de contaminação por microrganismos como Cronobacter e Salmonella.

É essencial que mamadeiras, copos e colheres sejam devidamente higienizados antes do preparo, evitando assim problemas de saúde relacionados à contaminação.

Relato de eventos adversos

Em casos de eventos adversos relacionados ao uso das fórmulas, a Anvisa orienta os consumidores a notificar tanto a empresa responsável quanto a própria agência. As informações de contato da empresa estão disponíveis nos rótulos dos produtos.

Essa abordagem busca assegurar que as fórmulas infantis sejam utilizadas de maneira segura, sempre em consonância com as melhores práticas de saúde e nutrição infantil.

Compartilhar a notícia

para você
Samarco supera R$ 10 bilhões pagos em indenizações
ECONOMIA

Samarco supera R$ 10 bilhões pagos em indenizações

Quase 200 mil pessoas já foram beneficiadas com indenizações e auxílios financeiros, segundo a empresa

POLíTICA

STF permite concursos com contratação pela CLT e altera regime de servidores públicos

Decisão permite que novas contratações sejam feitas sem regime único; atuais servidores mantêm contratos anteriores

EDUCAçãO

Alunos da Educação Integral retomam atividades em Ipatinga

Atualmente, nada menos do que 32 escolas oferecem essa modalidade, sendo 11 totalmente integrais e 21 com turmas de Educação Integral, atendendo cerca de 8 mil alunos.

Pedro, do Flamengo, e a esposa
ESPORTES

Esposa do jogador Pedro, do Flamengo, é investigada por lavagem de dinheiro

Segundo as investigações, Fernanda Nogueira e o pai dela são sócios de uma empresa que estaria executando o crime