Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Inflação medida pelo IPCA-15 avança 0,48% em setembro após deflação em agosto

Maior alta para o mês em quatro anos foi impulsionada pelo fim do desconto nas contas de luz

25/09/2025 às 14:55 por Redação Plox

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado nesta quinta-feira (25) pelo IBGE, apresentou alta de 0,48% em setembro. O resultado veio após uma deflação de 0,14% em agosto e representa a maior variação para meses de setembro desde 2021, quando o indicador marcou 1,14%.


Imagem Foto: Agência Brasil

A principal influência no resultado veio da energia elétrica residencial, que subiu 12,17% com o fim do desconto do bônus de Itaipu. Esse benefício havia reduzido as contas de luz em agosto e contribuído para a deflação naquele mês. Analistas já previam a reversão do quadro em setembro.


Com a nova leitura, o IPCA-15 acumulado em 12 meses alcançou 5,32%, superando os 4,95% observados na divulgação anterior. Ainda assim, a variação de setembro ficou levemente abaixo das expectativas do mercado, que projetavam 0,51%, segundo levantamento da Bloomberg.


O IPCA-15 funciona como uma prévia da inflação oficial, o IPCA. A diferença entre eles está no período de coleta: enquanto o IPCA-15 reúne dados da segunda metade do mês anterior e da primeira do mês de referência, o IPCA é apurado ao longo de todo o mês. Para setembro, o resultado oficial será conhecido apenas em 9 de outubro.


De acordo com o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta semana, a projeção para a inflação acumulada em 2025 está em 4,83%, ainda acima do teto da meta de 4,5%. Pela nova regra, a meta é acompanhada de forma contínua, sendo considerada descumprida quando o índice ultrapassa os limites por seis meses seguidos. O intervalo vai de 1,5% a 4,5%, com centro em 3%.


O IPCA já havia estourado a meta contínua em junho. Para tentar conter a pressão dos preços, o Banco Central elevou a taxa básica de juros, a Selic, para 15% ao ano, patamar mantido na última reunião da instituição.


"O fim do bônus de Itaipu explica boa parte do avanço da inflação em setembro", destacaram técnicos do IBGE ao divulgar os dados.

Compartilhar a notícia

Veja também
Abic prevê novo aumento no preço do café nos supermercados
ECONOMIA

Abic prevê novo aumento no preço do café nos supermercados

Associação estima reajuste entre 10% e 15% devido ao encarecimento da matéria-prima; consumo já caiu mais de 5% neste ano

CMN obriga bancos a adotar Pix Automático para débito entre instituições
ECONOMIA

CMN obriga bancos a adotar Pix Automático para débito entre instituições

Nova resolução determina que o Pix Automático seja o padrão para operações de débito interbancário a partir de janeiro de 2026

Gol cria tarifa internacional sem bagagem de mão no compartimento
ECONOMIA

Gol cria tarifa internacional sem bagagem de mão no compartimento

Nova modalidade básica passa a valer em outubro e só permite mochila ou bolsa pequena embaixo do assento

Preço dos alimentos segue em queda, apesar de alta em alguns produtos
ECONOMIA

Preço dos alimentos segue em queda, apesar de alta em alguns produtos

Deflação no grupo de alimentação atinge 0,35% em setembro e acumula recuo de quase 1% em três meses, com destaque para a queda no preço do tomate e da cebola

para você
Anvisa desmente anúncios falsos sobre Mounjaro no SUS
SAúDE

Anvisa desmente anúncios falsos sobre Mounjaro no SUS

Golpistas criam sites e perfis falsos com promessa de acesso gratuito ao medicamento para enganar pacientes

Com sistema no limite, RJ anuncia R$ 53 milhões para ampliar vagas no Degase
POLíTICA

Com sistema no limite, RJ anuncia R$ 53 milhões para ampliar vagas no Degase

Mesmo com investimento para oito novas unidades, mais de 200 jovens aguardam internação no sistema socioeducativo

Lula indica Jorge Messias para o STF após saída de Barroso
POLíTICA

Lula indica Jorge Messias para o STF após saída de Barroso

Indicação fortalece base do governo e busca aproximar Lula do eleitorado evangélico, em meio à movimentação política no Supremo.

Torcedores denunciam falta de ingressos para a final da Champions League
GERAL

Torcedores denunciam falta de ingressos para a final da Champions League

Empresa afirma que prestou serviços e culpa problemas pontuais por incidentes