Política

Generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio começam a cumprir pena em quartel do Exército em Brasília

Ex-ministros de Jair Bolsonaro, condenados por participação em trama de tentativa de golpe que visava abolir o Estado Democrático de Direito, foram levados ao Quartel-General do Comando Militar do Planalto

25/11/2025 às 15:58 por Redação Plox

Os generais da reserva Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, ambos ex-ministros do governo Jair Bolsonaro, foram levados nesta terça-feira (25) para cumprir pena no Quartel-General do Comando Militar do Planalto, em Brasília. A informação foi confirmada pelo Centro de Comunicação Social do Exército.

Augusto Heleno ao lado de Paulo Sérgio Nogueira

Augusto Heleno ao lado de Paulo Sérgio Nogueira

Foto: Marcos Correia/PR e Alan Santos/PR


Condenações ligadas à tentativa de golpe

Heleno e Paulo Sérgio foram condenados por participação na trama de tentativa de golpe que, segundo as investigações, tinha como objetivo abolir o Estado Democrático de Direito. Eles integram o núcleo considerado crucial do esquema, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apontado como líder de uma organização criminosa.

Ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno foi sentenciado a 21 anos de prisão. Já Paulo Sérgio Nogueira, que comandou o Ministério da Defesa, recebeu pena de 19 anos de prisão.

Cumprimento das penas em Brasília

Os dois oficiais da reserva passaram a cumprir as sentenças no Comando Militar do Planalto, estrutura do Exército localizada na capital federal. O local foi designado para receber os generais após a confirmação das condenações.

A situação marca um novo desdobramento no processo que apura a atuação de militares e aliados do ex-presidente na tentativa de ruptura institucional.

O caso segue em desenvolvimento e novas informações podem ser divulgadas pelas autoridades responsáveis.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a