Política

Zema troca chinelo em crítica a comercial das Havaianas e se soma a boicote da direita

Governador de Minas publica vídeo trocando tênis por chinelo de outra marca, em alusão à campanha de fim de ano das Havaianas; vice-governador Mateus Simões também critica propaganda e episódio vira novo foco de disputa política nas redes

25/12/2025 às 08:52 por Redação Plox

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), entrou na onda de críticas da direita contra a propaganda de fim de ano da marca Havaianas ao publicar, nas redes sociais, um vídeo com recado indireto à empresa nesta quarta-feira (24/12).

Em vídeo, Zema tira o tênis e coloca um chinelo

Em vídeo, Zema tira o tênis e coloca um chinelo

Foto: Reprodução


Sem falar nada, Zema aparece nas imagens tirando o tênis e calçando um chinelo de outra marca, começando pelo pé direito. Na legenda, o governador escreveu apenas: “sempre com o pé direito”.

Campanha com Fernanda Torres gera reação da direita

A propaganda das Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres, desencadeou uma onda de críticas entre figuras da direita. No vídeo, ela afirma que deseja que os brasileiros comecem 2026 não só com o pé direito, mas com os dois pés, o que foi interpretado por esse grupo como uma mensagem com viés político.

A partir daí, ganhou força um movimento para boicotar a marca, com manifestações nas redes sociais e ações pontuais de protesto, como a de uma loja que passou a vender pares de Havaianas por R$ 1 em reação ao comercial.

Zema e vice reforçam críticas à marca

A movimentação de Zema se soma às declarações do vice-governador de Minas, Mateus Simões (PSD), que também criticou a campanha publicitária. Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, ele endossou a leitura de que o comercial teria extrapolado o campo da publicidade.

Eu lamento que o Brasil tenha se transformado em um lugar em que até uma empresa desse tamanho usa um momento de final de ano para tentar passar mensagem política. Vamos deixar a política para os políticos e as empresas podem se recolher à sua atividade comercial, que elas ficam melhores lá

Mateus Simões

As manifestações de Zema e Simões reforçam a articulação de políticos de direita em torno do boicote às Havaianas, transformando uma campanha de fim de ano em mais um capítulo da disputa política nas redes sociais.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a