Ipatinga investe R$ 12 milhões na reconstrução e modernização de escola municipal

Educandário terá capacidade de atender 780 alunos em regime de Tempo Integral.

Por Plox

26/01/2022 17h00 - Atualizado há cerca de 2 anos

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, assinou na manhã desta quarta-feira (26), ao lado de diversas autoridades da cidade, a ordem de serviço para execução de obras de reconstrução e modernização da Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, no bairro Veneza. A previsão é de que a reforma dure dois anos, com a perspectiva de que o educandário possa receber 780 alunos em regime de Tempo Integral. 

A obra está avaliada em pouco mais de R$ 12 milhões e 300 mil, e será feita com recursos do próprio município. As salas de aula serão divididas em três blocos com dois pavimentos cada. O projeto prevê ainda cozinha, banheiros, laboratório de informática, área de convivência para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, artísticas e culturais para a Educação em Tempo Integral, além de uma quadra poliesportiva coberta. Os serviços não comprometerão o funcionamento da escola no ano letivo que se avizinha, uma vez que ela continuará funcionando em seu outro “anexo”. 

Foto: Divulgação / PMI

 

“Sempre faço questão de frisar que um dos intuitos da nossa administração  é fazer da educação em Ipatinga uma referência nacional. Por isso, no início de 2021 realizei algumas reuniões com os dirigentes da Secretaria de Educação, e definimos que, antes de mais nada, colocaríamos para andar todos os projetos oriundos de administrações anteriores que fossem identificados como positivos e permaneciam estagnados, apenas no papel. Daí identificamos que havia sido feito um cadastro para que fosse feita uma reforma na Escola Nelcina Rosa de Jesus. Porém, em visita a Brasília descobrimos que o projeto não contemplava os critérios estipulados pelo Ministério da Educação, daí a sua inviabilização com aporte da União. Então, mesmo sem o recurso federal,  após análises minuciosas, autorizamos à SME que mantivesse o plano de execução com recursos próprios do município”, detalhou o chefe do Executivo. 

O secretário de Governo de Ipatinga, Roberto Soares, acentuou os esforços feitos pelo município para que a obra saísse do papel. “Graças a uma engenharia feita e pensada a várias cabeças, conseguimos, dentro do planejamento financeiro da Secretaria Municipal de Educação, contemplar a reforma da escola com recurso próprio. Ipatinga pode se orgulhar de ter sido uma das cidades do país que mais investiu em educação no ano de 2021, e caminhamos para reeditar essa posição de vanguarda em 2022. Outro ponto importante a se destacar é que todo o material que sair da escola original será aproveitado em outros locais, como medida de austeridade”, frisou. 

História

Originalmente, a Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus existia como anexo da Escola Professora Argentina Vianna Castelo Branco. Em 1980, houve o desmembramento dos educandários, que passaram a funcionar independentes, sendo Juraci Perpétua Araújo a primeira diretora da Nelcina.

O nome Nelcina Rosa de Jesus é uma homenagem póstuma à mãe do falecido vereador e pioneiro de Ipatinga, José Orozimbo da Silva. Até 1993, o educandário oferecia turmas de primeira a quarta série. A partir daí, houve a extensão das quatro últimas séries do Ensino Fundamental. No ano de 2019, foi  integrada à unidade a Educação Infantil. Contudo, em um remanejamento funcional implementado na rede, esta modalidade deixou de ser oferecida no local, no ano passado.

“Para nós, é a realização de um sonho, pois foram anos a fio com o desejo de fazer uma nova Nelcina. E com o aval da atual administração, tornamos esse sonho realidade. A comunidade do bairro Veneza pode alimentar as melhores expectativas, porque aqui nascerá uma escola moderna, extremamente estruturada, ainda mais linda”, comentou a secretária de Educação do município, Patrícia Avelar. 

Destaques