Anvisa manda recolher lote de sal grosso e suspende uso de pó decorativo em alimentos
Lote de Sal Grosso Iodado da marca Globo é reprovado em análise por irregularidades na quantidade de iodo, enquanto pó para decoração da Sugar Art é suspenso após detecção de materiais plásticos em produtos usados como ingrediente em alimentos
26/01/2026 às 13:13por Redação Plox
26/01/2026 às 13:13
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização e o recolhimento de um lote de sal grosso da marca Brasisal e de pó para decoração da marca Sugar Art, ambos indicados para uso em alimentos. As decisões foram publicadas nesta segunda-feira (26) no Diário Oficial da União.
Anvisa suspende marcas de sal grosso e pó para decoração usado em alimentos; veja quais
Foto: Adobe Stock/Reprodução
Anvisa barra lote de sal grosso iodado
O produto Sal Grosso Iodado (Ervas Finas) da marca Globo, fabricado pela empresa Brasisal Alimentos LTDA, teve a comercialização e a distribuição suspensas em todo o país. A medida atinge apenas o lote 004/24, com validade até 30 de outubro de 2026.
De acordo com a Anvisa, o lote foi reprovado em análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen/RJ), que apontou irregularidades no teste de determinação de iodo.
A agência reforça que o iodo é adicionado ao sal de cozinha para prevenir a deficiência desse elemento no organismo, condição que pode causar bócio (aumento da tireoide) e desencadear diversos problemas de saúde. A falta de iodo também está associada a prejuízos no desenvolvimento do feto durante a gestação, entre outras complicações.
Pó para decoração é proibido após detecção de plástico
No caso do Pó para Decoração da marca Sugar Art, fabricado pela empresa Madi Comercio e Industria de Artigos para Festas e Artesanatos Ltda (Madi Comércio), a Anvisa foi além e suspendeu a comercialização, distribuição, fabricação e propaganda do produto.
Segundo a agência, foi identificada a presença de materiais plásticos em produtos da linha “Pó para Decoração”, em diversas cores, todos da marca Sugar Art, que vinham sendo indicados para uso como ingrediente em alimentos, conforme anúncios em plataformas de comércio eletrônico.
Com isso, a Anvisa aponta que a empresa infringiu o artigo 21, combinado com o artigo 23, e o inciso IV do artigo 48 do Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, que estabelece normas básicas sobre alimentos no país.