Morre aos 74 anos Bira Haway, produtor referência do samba e pagode
Produtor musical e pai de Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, Bira Haway morreu neste domingo (25), no Hospital Carlos Chagas, no Rio, após internações e complicações de saúde
26/01/2026 às 06:14por Redação Plox
26/01/2026 às 06:14
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Um dos principais produtores de samba e pagode do Rio, Ubirajara de Souza, o Bira Haway, morreu neste domingo (25), aos 74 anos, no Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, na Zona Oeste do Rio.
Bira Haway (1951 – 2026) atuava como produtor musical e ritmista nos estúdios de gravação
Foto: Reprodução / Facebook Bira Haway
Pai do cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, que morreu em 2024, Bira iniciou a trajetória musical como percussionista na noite paulistana. Ao longo da carreira, consolidou-se como um nome de referência nos bastidores do samba e do pagode.
Do estúdio ao carnaval carioca
O apelido que o acompanharia por toda a vida surgiu ainda na época de músico, inspirado no nome de um estúdio onde gravava com frequência. Além da percussão, Bira também atuou como cantor e intérprete de escolas de samba.
O produtor Bira Haway
Foto: Reprodução/Instagram
Ele foi intérprete da Estácio no primeiro ano de atuação de Ciça como mestre de bateria, participando de um momento de renovação e afirmação da escola no carnaval carioca.
Produtor de grandes nomes do samba e do pagode
Nos anos 1980, Bira passou a se dedicar à produção musical, área em que se destacaria ao trabalhar com alguns dos principais grupos de samba e pagode do país. Como produtor, esteve ao lado de grupos como Molejo, Exaltasamba, Soweto, Samprazer e Grupo Revelação, ajudando a moldar o som que marcaria uma geração.
Problemas de saúde e morte
Recentemente, o produtor passou por uma amputação de uma das pernas, da coxa para baixo, no Hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio, e recebeu alta após o procedimento.
O produtor Bira Haway
Foto: Reprodução/Instagram
Na última quarta-feira, porém, ele voltou a passar mal e foi internado na UPA da Cidade de Deus, onde foi diagnosticada insuficiência cardíaca. Transferido para o Hospital Carlos Chagas, Bira Haway não resistiu e morreu neste domingo.