Após raio atingir manifestantes, esquerda critica condução de ato liderado por Nikolas
Descarga elétrica atinge encerramento da Caminhada pela Liberdade na Praça do Cruzeiro; 30 pessoas são encaminhadas a hospitais e oposição responsabiliza organizador
26/01/2026 às 11:00por Redação Plox
26/01/2026 às 11:00
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Parlamentares de diferentes correntes políticas, da esquerda e da direita, se manifestaram neste domingo em solidariedade aos participantes atingidos por um raio durante o ato de encerramento da chamada Caminhada pela Liberdade, em Brasília.
Raio atinge ato de encerramento em Brasília
A caminhada, que percorreu cerca de 240 quilômetros, foi liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira, do Partido Liberal de Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, 72 pessoas precisaram de atendimento médico após uma descarga elétrica registrada na Praça do Cruzeiro, onde ocorria o encerramento do evento.
Manifestantes foram vítimas de uma descarga elétrica no ato de encerramento da caminhada de 240 km promovida pelo deputado.
Foto: Reprodução / Redes sociais.
Oposição cobra responsabilidade de organizadores
Parlamentares da oposição ao deputado, além de manifestarem solidariedade às vítimas, atribuíram responsabilidade ao organizador do ato. A deputada federal Erika Hilton, do PSOL de São Paulo, afirmou que a manutenção do evento mesmo diante de uma tempestade teria colocado os participantes em risco e considerou a condução do ato irresponsável.
O deputado Glauber Braga, também do PSOL, criticou a ausência de manifestação pública de Nikolas Ferreira logo após o incidente. Em publicação nas redes sociais, ele disse que houve falta de compaixão e aproveitamento político da situação.
Já o líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias, do Rio de Janeiro, anunciou que pretende apresentar uma representação à Polícia Federal para apurar eventuais responsabilidades do deputado e dos organizadores do evento, classificando o episódio como grave.
Aliados de Nikolas manifestam apoio às vítimas
Parlamentares aliados a Nikolas Ferreira também se pronunciaram. Os deputados Rodrigo Valadares, do União Brasil, e Capitão Alberto Neto, do Partido Liberal, disseram estar em oração pelas vítimas e agradeceram a participação dos manifestantes no movimento.
O Partido Liberal divulgou uma nota de solidariedade nas redes sociais, na qual expressou apoio aos participantes atingidos pelo incidente.
O deputado Nikolas Ferreira esteve na unidade de saúde onde os manifestantes foram atendidos para, segundo ele, prestar solidariedade às vítimas. Em seguida, criticou a atuação da imprensa durante o ato.
Bombeiros mobilizam 25 viaturas para socorrer vítimas
Em nota oficial, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal informou que foi acionado por volta das 12h50 para atender múltiplas vítimas atingidas por uma descarga atmosférica na Praça do Cruzeiro. Ao todo, 25 viaturas foram empregadas na ocorrência, incluindo 10 unidades de resgate.
As equipes realizaram triagem, atendimento pré-hospitalar e transporte das vítimas, seguindo os protocolos operacionais. Das 72 pessoas atendidas, 42 estavam em estado estável, conscientes e orientadas.
Outras 30 foram encaminhadas ao Hospital de Base do Distrito Federal e ao Hospital Regional da Asa Norte. Oito vítimas apresentaram quadro considerado instável.
O Corpo de Bombeiros informou ainda que segue acompanhando a ocorrência e que novas atualizações poderão ser divulgadas conforme o andamento dos atendimentos e das apurações.