Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Médicos veterinários formados em “curso a distância” não podem exercer profissão, decide Conselho Federal

26/02/2019 às 12:07 por Redação Plox

Durante a 321ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), realizada na quinta-feira (21/2), foi aprovada por unanimidade a Resolução nº 1.256 que proíbe a inscrição de egressos de cursos de Medicina Veterinária realizados na modalidade de ensino a distância. 

Sem a inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), quem tiver concluído o curso a distância fica impedido de exercer a profissão de médico-veterinário em todo o país. E os profissionais que ministrarem disciplinas ou estiverem envolvidos na gestão dos cursos a distância estão sujeitos à responsabilização ético-disciplinar. 

Foto: Reproduçãocachorro-medo-veterinario
 
A autorização de cursos de graduação é uma atribuição do Ministério da Educação (MEC) e o CFMV não possui competência para evitar a proliferação da metodologia a distância em Medicina Veterinária. No entanto, a Plenária do Conselho entende que a modalidade impede a realização de aulas práticas essenciais para preparar o bom profissional.
 
Atualmente, as diretrizes curriculares do MEC admitem que 20% da grade horária da graduação de Medicina Veterinária seja realizada por aulas on-line, desde que restritas aos conteúdos meramente teóricos. O CFMV defende que os outros 80% das aulas sejam ministrados exclusivamente sob a modalidade presencial, inclusive, com estágio profissional.
 
O presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, destaca que o curso de Medicina Veterinária demanda inúmeras atividades práticas e de campo, como anatomia, fisiologia, clínica, cirurgia, patologia, análises laboratoriais, entre outras operacionais e de manejo técnico, cuja aprendizagem só ocorrem por meio de aulas presenciais, conforme prevê a Resolução nº 595/1992.
 
De acordo com o presidente do CFMV, os estudantes de Medicina Veterinária passam por árduo treinamento para aprender a identificar as queixas de pacientes que não falam e não podem comunicar verbalmente o que sentem.
 
“Já é um processo complexo de aprendizagem em aulas presenciais. Imagine como seria aprender isso virtualmente? Como seriam aulas on-line de auscultação do coração ou dos movimentos estomacais? ”, exemplifica o presidente para demonstrar que a formação requer prática e contato direto com os animais.
 
Para Cavalcanti, a educação inadequada gera prejuízos à formação profissionalizante e impacta diretamente os serviços prestados à sociedade. “Como órgão que fiscaliza o exercício profissional, queremos zelar pela qualidade do mercado de trabalho e pela saúde da população”, afirma o presidente.
 
Ele garante que a preocupação do Conselho não está restrita ao mercado de trabalho, mas também ao investimento do aluno em uma educação que não vai prepará-lo de forma adequada.
 
“É um curso caro, o aluno tem a expectativa de uma sólida formação, mas acaba sendo vítima de um sistema de educação meramente mercantilista, que não garante formação de qualidade”, alerta Cavalcanti. 

Compartilhar a notícia

Veja também
Lula recebe honrarias e protagoniza momentos simbólicos em Paris
GERAL

Lula recebe honrarias e protagoniza momentos simbólicos em Paris

Durante visita à França, presidente brasileiro é homenageado pela Academia Francesa e pela Prefeitura de Paris ao lado de Macron

a.jpg
GERAL

Morre o Youtuber Grant Thompson, criador do canal 'The King of Random'

Thompson sofreu um acidente de parapente na segunda-feira (29), de acordo com a revista Variety

GERAL

Kat Torres fala sobre vida na prisão e acusações de tráfico humano

A modelo brasileira deu entrevista presencial pela 1ª vez e também afirmou que não se arrepende de nada

aluna
GERAL

Aluna da UFV é atropelada durante ato de protesto em Minas

De acordo com as informações, ela recebeu atendimento médico e está em condições estáveis

para você
dengue.jpg
SAúDE

Dengue: MG registra o segundo maior número de mortes da década

Número só não é maior que no ano de 2016, quando houve 208 casos confirmados de morte

 Foto: Reprodução redes sociais
FAMOSOS

Influenciadora adquire jatinho em resposta ao desconforto em voos comerciais

Modelo celebra solução para o problema de espaço enfrentado em aeronaves regulares

Câmara de Ipatinga aprova internação involuntária de dependentes químicos
POLíTICA

Câmara de Ipatinga aprova internação involuntária de dependentes químicos

Projeto de lei autoriza internação de usuários de drogas em situação de rua mediante laudo técnico e aval do Ministério Público

filme
LAZER

Fim de semana com Cine Cultura na Fundação Aperam Acesita

A Fundação Aperam Acesita realiza neste fim de semana mais uma edição do Cine Cultura. Com entrada gratuita, a mostra tem como objetivo promover o acesso à cultura, lazer e entretenimento para a comunidade.