Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Geral
Comitê dos EUA aprova projeto que pode barrar entrada de Alexandre de Moraes no país
Proposta ainda precisa passar pelo plenário da Câmara e do Senado antes de sanção presidencial
26/02/2025 às 22:17por Redação Plox
26/02/2025 às 22:17
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Comitê do Congresso dos Estados Unidos aprovou, nesta quarta-feira (26), um projeto de lei que impede a entrada do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no país. A proposta, chamada No Censors on our Shores Act ("Sem Censores nas Nossas Fronteiras", em tradução livre), ainda precisa ser votada no plenário da Câmara dos Representantes e no Senado antes de ser sancionada pelo presidente dos EUA.
Alexandre de Moraes Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Reação política e impactos
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comemoraram a aprovação inicial da medida, assim como setores do governo do atual presidente americano, Donald Trump. A possível sanção da lei pode agravar tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, e o governo brasileiro avalia quais medidas poderá adotar diante da decisão.
Nas redes sociais, apoiadores da proposta divulgaram a decisão do comitê com entusiasmo. Um perfil identificado como SPACE LIBERDADE publicou:
"URGENTE – Lei que pode cassar o visto de Alexandre de Moraes acaba de ser aprovada na comissão da Câmara dos Deputados dos EUA!"
Conflitos anteriores entre Moraes e Elon Musk
A movimentação no Congresso americano ocorre após uma série de embates entre Alexandre de Moraes e o empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter). No ano passado, Moraes determinou a suspensão temporária da plataforma no Brasil, depois que a empresa descumpriu exigências legais de nomeação de um representante no país.
Autoridades americanas interpretaram a decisão como um ato de censura. Elon Musk, que atualmente ocupa uma posição de destaque no governo Trump, chegou a atender às exigências do STF para restabelecer o funcionamento do X no Brasil.