Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Os sinais que o PIB tem emitido para Educação

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Polos de Ensino a Distância, resquícios da crise respingam no setor da educação

26/03/2021 às 18:24 por Redação Plox

A notícia da queda do PIB em 4,1 % no ano passado, de acordo com Bernardo Knabben, presidente da Associação Brasileira de Polos de Ensino a Distância (ABPolos) emite sinais para a área de educação. Essa caída representou para o Produto Interno Bruto o pior resultado desde o ano em que o governo confiscou as cadernetas de poupanças, em 1990 e o PIB despencou para 4,35 %

Apesar da expressiva queda, o resultado se estabeleceu acima da expectativa do mercado. Pelas previsões das instituições financeiras, a queda ficaria um pouco acima de 4,2 %. A Educação sentiu o tombo do PIB, já que está inserida no setor de serviços que registram uma queda de 4,5 %.

Atitudes empreendidas para refrear a Covid-19, como o fim - pelo menos momentaneamente - das aulas presenciais, possibilitaram o desaquecimento da área da educação e criaram grande preocupação para escolas e universidades. Diante desse cenário, a reflexão fica: o que se pode aprender dessa situação e o que o futuro promete para o setor?

De primeira, a lição que o setor educacional precisa aprender é que ele deve se reinventar - e de preferência de forma rápida. Segundo Knabben, que não se crie ilusões com a chegada da vacina aos brasileiros: mesmo alcançando a todos, ela não restaurará a saúde da economia de tempos mais prósperos. Para aqueles que depositaram sua energia para apostar em plataformas e promover a capacitação de professores, as aulas online serviram para desativar a resistência dos estudantes, deixando claro que a tecnologia veio somente para acrescentar e não para estabelecer um muro entre professores e alunos. Mas especialistas alertam: mesmo contando com a sorte de ver o PIB crescer em breve, o setor educacional não vai mais repetir os bons resultados do passado.

Outro recado dessa situação é o geracional. Para ressurgir das cinzas, as empresas da educação precisam entender o desafio que se apresenta diante delas: compreender a geração Z, a primeira que surgiu em cenário 100 % digital e reverter isso em um ponto a favor. Bem, são cerca de 70 milhões de brasileiros que entendem a linguagem digital, sem contar com nenhuma herança de como se comportava o mundo antes do advento da internet. Games, redes sociais entre outros são sistemas familiares para todo um grupo de estudantes, sendo a interatividade essencial para eles. Essa realidade faz os especialistas chegarem à conclusão que seria uma tática pouco inteligente tirar o estudante de seu ambiente para ministrar uma aula, pois torná-la chata é uma possibilidade muito grande.

A pandemia tem sim, segundo Knabben, uma grande contribuição para queda do PIB no setor educacional, mas ela não deve ser a única responsabilizada por essa caída. Os recados do desempenho baixo da economia só afirmam que o comportamento da área de educação já era obsoleto antes do vírus, a crise só veio a acentuar essa realidade. A dica principal que Knabben dá é a necessidade de lançar um novo olhar para a forma que são gestadas as empresas de educação, pois está nas mãos delas a formação do país no futuro.

Compartilhar a notícia

Veja também
alunos
EDUCAçãO

Escolas estaduais de MG terão programa de reforço escolar

Já são mais de 50 mil alunos matriculados nas turmas de reforço para as aulas extras de língua portuguesa e matemática

 Seduc inicia formação continuada para implantação do Novo Ensino Médio
EDUCAçãO

Seduc inicia formação continuada para implantação do Novo Ensino Médio

O novo formato de ensino entra em vigor a partir de 2022 em Mato Grosso

Timóteo recebe 3ª edição da Feira Empreendedores do Futuro
EDUCAçãO

Timóteo recebe 3ª edição da Feira Empreendedores do Futuro

Evento gratuito acontece neste sábado (5/7), na Praça 1º de Maio, e apresentará projetos com foco em inovação, educação e empreendedorismo

Instituto do Inox abre vagas em cursos para mulheres
EDUCAçãO

Instituto do Inox abre vagas em cursos para mulheres

Inscrições estão abertas para formações gratuitas em Manutenção Mecânica e Operadora Siderúrgica Soldadora

para você