Moraes exige explicações de Bolsonaro sobre estadia em Embaixada da Hungria

Ex-presidente hospedou-se por dois dias no local após retenção de passaporte pela PF

Por Plox

26/03/2024 07h39 - Atualizado há cerca de 1 mês

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, estabeleceu um prazo de 48 horas para que o ex-presidente Jair Bolsonaro esclareça as razões de sua hospedagem na Embaixada da Hungria em Brasília, ocorrida de 12 a 14 de fevereiro, apenas quatro dias após a Polícia Federal reter seu passaporte. A defesa do ex-presidente confirmou a notificação, conforme relatado pelo portal R7.

Imagens mostram Bolsonaro na Embaixada da Hungria — Foto: Reprodução/The New York Times

Detalhes da Estadia

  • Passaporte Retido: Bolsonaro teve seu passaporte confiscado pela Polícia Federal no dia 8 de fevereiro.
  • Hospedagem Questionada: Imagens de câmeras de segurança mostraram Bolsonaro na embaixada húngara, onde permaneceu por dois dias. Especula-se que a visita buscava fortalecer laços com Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria.
  • Embajador Convocado: O embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai, foi convocado pelo governo brasileiro para prestar esclarecimentos sobre a estadia de Bolsonaro.

Segundo reportagem do New York Times, Bolsonaro e dois seguranças foram vistos aguardando entrada na embaixada húngara, sugerindo um esforço para aproximação com o governo húngaro. Um funcionário da embaixada confirmou os planos de acolher o ex-presidente, destacando um momento em que Bolsonaro chegou ao local e foi recebido pelo embaixador Miklós Halmai.

Destaques