Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Minas Gerais inicia distribuição de vacinas contra Influenza para campanha 2025

Primeira remessa de 640 mil doses chega às regionais de saúde e prepara rede para início da vacinação em abril

26/03/2025 às 12:50 por Redação Plox

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) deu início, nesta segunda-feira (24/3), à entrega de 640 mil doses da vacina contra a Influenza para as Unidades Regionais de Saúde. As doses foram enviadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e integram a campanha de vacinação de 2025, marcada para começar em 7 de abril.


Imagem Foto: Divulgação

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, o trabalho de distribuição foi imediatamente acionado com a chegada das vacinas, visando garantir que os municípios possam montar suas estratégias com antecedência. A expectativa é que a logística de envio às regionais esteja concluída até o dia 28 de março.


A vacina deste ano inclui proteção contra os vírus Influenza H1N1, H3N2 e B. Outra mudança importante é que ela passa a fazer parte, de forma permanente, do calendário do PNI. Com isso, o público prioritário poderá se vacinar ao longo de todo o ano nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive podendo receber outras vacinas do calendário nacional simultaneamente.


O “Dia D” da mobilização nacional está programado para acontecer em 10 de maio. A meta da campanha é alcançar uma cobertura vacinal de 90%, o que representa a imunização de aproximadamente 9,4 milhões de pessoas em Minas Gerais. No entanto, a primeira remessa enviada cobre cerca de 6,9% dessa população-alvo, sendo que outras etapas de distribuição ocorrerão ao longo da campanha.


Os grupos considerados prioritários incluem crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas e quilombolas, indivíduos com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores e outros profissionais essenciais.


A organização e execução da campanha cabem às prefeituras municipais, responsáveis por definir as estratégias de vacinação para atender a população elegível.


O secretário Baccheretti reforça a importância da vacinação como medida de proteção individual e coletiva: “Ao nos vacinarmos, evitamos complicações, óbitos e reduzimos a sobrecarga nos serviços de saúde. Por isso, convocamos desde já a população para procurar uma unidade básica de saúde e se imunizar.”


Compartilhar a notícia

para você
drauzio.jpg
GERAL

Pesquisadores da 'pílula do câncer' processam Dr. Drauzio Varella

Eles são responsáveis pela Fosfoetanolamina, substância com a finalidade para auxiliar na imunidade de pacientes portadores de câncer

Sai o resultado do concurso do Ibama com salário de quase R$ 10 mil
EMPREGO

Sai o resultado do concurso do Ibama com salário de quase R$ 10 mil

Provas discursivas já estão disponíveis para consulta e recursos devem ser enviados até sexta-feira pelo site do Cebraspe

Três décadas após sua criação, Lei de Cotas ainda é essencial para inclusão de pessoas com deficiência
EMPREGO

Três décadas após sua criação, Lei de Cotas ainda é essencial para inclusão de pessoas com deficiência

Pesquisa revela que grande parte dos profissionais com deficiência enfrentam preconceito no ambiente de trabalho, apesar da legislação vigente há 34 anos

keno atletico.jpg
ESPORTES

Galo vence de virada e é líder do Brasileirão

Equipe alvinegra tem um ponto a mais que o Internacional