Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

ANVISA determina retenção de receita para compra de Ozempic e similares

Nova regra para canetas emagrecedoras entrará em vigor em 60 dias e prevê mais controle nas vendas

26/04/2025 às 11:15 por Redação Plox

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou uma nova portaria que impõe mudanças importantes para a compra de medicamentos conhecidos como canetas emagrecedoras, incluindo o popular Ozempic.


Imagem Foto: Reprodução

A norma foi aprovada no dia 16 de abril pela Diretoria Colegiada da ANVISA e publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira (23). Segundo a resolução, a nova regra começará a valer em 60 dias após sua publicação oficial.


Com a mudança, será obrigatório que farmácias retenham uma via da receita médica no momento da venda de medicamentos como Ozempic, Mounjaro, Wegovy e similares. Além disso, os estabelecimentos deverão comunicar à ANVISA sobre a comercialização desses produtos.


Atualmente, esses medicamentos pertencem à categoria de tarja vermelha, exigindo apenas a apresentação da receita médica, sem a necessidade de retenção. A medida visa intensificar o controle sobre o uso desses medicamentos e melhorar o monitoramento de possíveis efeitos colaterais.


"A receita terá validade de 90 dias, e farmácias precisarão seguir o novo protocolo para garantir a segurança dos usuários", destacou a ANVISA.

O objetivo da agência é ampliar a fiscalização e garantir a utilização correta dos medicamentos que vêm ganhando popularidade no combate à obesidade e ao sobrepeso.


Compartilhar a notícia

Veja também
 Foto: Agência Brasil/Arquivo
SAúDE

Previsão Alarmante: Brasil Pode Enfrentar Custos Dobrados com Diabetes em 2030.

O país já gasta mais de US$ 2 bilhões por ano com a doença, e os pesquisadores estimam que esses custos possam dobrar até 2030, chegando a R$ 27 bilhões.

Mineira será induzida a coma após anos de dor sem trégua
SAúDE

Mineira será induzida a coma após anos de dor sem trégua

Após seis cirurgias e nenhuma melhora, jovem diagnosticada com neuralgia do trigêmeo tenta procedimento extremo como última esperança

SAúDE

Consumo diário de brócolis fortalece a saúde e melhora a digestão

Nutricionista Maria das Graças Freitas de Carvalho destaca benefícios do vegetal

covid-19-4982910_1280.jpg
SAúDE

Minas Gerais possui a quinta menor taxa de mortalidade por coronavírus no país

De acordo com levantamento realizado no Ministério da Saúde, o estado é um dos que apresentam menor índice de óbitos a cada cem mil habitantes

para você