Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Dilma Rousseff será indenizada por uso indevido de sua imagem

Justiça condenou cursinho por exercício abusivo do direito à livre expressão

26/05/2020 às 20:51 por Redação Plox

A Estratégia Concursos Ltda. foi condenada a indenizar em R﹩ 60 mil a ex-presidenta da República, Dilma Rousseff, por danos moras e danos à imagem. O cursinho iniciou uma campanha publicitária em seu site que associava uma foto de Dilma ao texto "Como deixar de ser burro".

A defesa da ex-presidenta ajuizou uma ação para que a empresa fosse condenada a indenizá-la em R﹩ 150 mil por dano moral, R﹩ 150 mil por dano à sua imagem e que se retratasse em todos os meios onde a propaganda foi veiculada.

Segundo o estabelecimento, a campanha tinha o objetivo de atrair o público para um debate sobre a educação no Brasil produzindo humor, e não de ofender alguém. Em seus argumentos, disseram ainda que o uso da imagem de Dilma Rousseff não diz respeito à sua vida pessoal, e que o fato de se tratar de uma figura pública dispensaria a necessidade de autorização para o uso de sua imagem.

 

DilmaFoto: divulgação/TJMG
 


Para a juíza da 17ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte, Gislene Rodrigues Mansur, a liberdade de expressão e a livre manifestação são direitos fundamentais, mas não estão isentas de punições quando usadas de forma abusiva.

A magistrada afirmou em sua sentença que "o humor tem sua utilização aceita quando empregado como instrumento de crítica política e de costumes", porém, no caso da campanha em questão, o objetivo teria sido unicamente o de ridicularizar a pessoa.

No que diz respeito ao argumento de que a utilização da imagem de figuras públicas não exige autorização, a juíza disse que o "uso da imagem de outrem, mesmo sendo considerada figura pública, depende da autorização do seu titular ou de quem possa agir em seu nome principalmente quando veiculada." Logo, quando feita sem consentimento, configura conduta ilegal que deve ser condenada.

Indenização

Diante do exposto, a Justiça concluiu que houve violação do direito da imagem e da honra, devendo haver reparação. No entanto, após análise, a juíza entendeu que o valor de R﹩ 60 mil é suficiente para compensar a vítima pelos danos causados.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
Zema comemora avanço de PL que equipara facções a terrorismo
POLíTICA

Zema comemora avanço de PL que equipara facções a terrorismo

Governador de Minas elogia aprovação de urgência do projeto que altera Lei Antiterrorismo e pode ir direto ao Plenário

POLíTICA

Márcio França afirma que MDB não apoiará Lula em 2026

Ministro aponta alianças do MDB em São Paulo e diz que partido está próximo da oposição

randolfe
POLíTICA

Mudança no cenário político: Randolfe Rodrigues deixa a Rede Sustentabilidade

Senador expressa descontentamento e busca novo rumo na política

Auditório do Hospital Municipal de Ipatinga é nomeado em homenagem a Sérgio Leite
POLíTICA

Auditório do Hospital Municipal de Ipatinga é nomeado em homenagem a Sérgio Leite

Cerimônia marca reconhecimento à trajetória do ex-presidente da Usiminas, que teve papel decisivo no enfrentamento à pandemia

para você
Aos 25 anos, mineira de Inhapim toma posse como a mais jovem juíza federal do Brasil
GERAL

Aos 25 anos, mineira de Inhapim toma posse como a mais jovem juíza federal do Brasil

Luísa Militão, natural de Inhapim, compartilhou a intensa jornada de preparação até assumir o cargo no TRF1, em Brasília.

WhatsApp-Image-2019-05-04-at-14.06.jpg
EMPREGO

Profissionais com curso técnico ganham, em média, 17,7% a mais

No Nordeste, acréscimo na remuneração é de 21,7% na comparação com quem concluiu apenas o ensino médio

professora
EDUCAçãO

MEC abre novas vagas em curso para professor de alfabetização

Inscrições podem ser feitas em plataforma virtual do ministério

ECONOMIA

Reforma tributária: advogada esclarece mudanças na nova lei sancionada

Texto define regras para novos tributos e prevê isenções na cesta básica e cashback para famílias de baixa renda