Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Janja está inelegível para suceder Lula, aponta jurista

André Marsiglia destaca que Constituição impede esposa do presidente de disputar a sucessão direta ao cargo

26/05/2025 às 13:34 por Redação Plox

A possibilidade de uma candidatura da primeira-dama Janja da Silva à Presidência da República foi desmentida por uma análise jurídica feita por André Marsiglia, colunista do Pleno.News e especialista em liberdade de expressão.


Imagem Foto: Agência Brasil

Em publicação nas redes sociais neste domingo (25), o jurista destacou que, conforme previsto na Constituição Federal, a esposa do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva está inelegível para concorrer ao cargo que hoje é ocupado pelo marido.


Marsiglia apontou especificamente o artigo 14, parágrafo 7º, da Carta Magna, que determina a inelegibilidade, dentro do território de jurisdição do titular, do cônjuge e de parentes consanguíneos ou afins até o segundo grau do presidente, de governadores, prefeitos e demais autoridades que tenham exercido o poder nos seis meses anteriores à eleição. A única exceção prevista é para aqueles que já possuam mandato eletivo e estejam em busca da reeleição.


“Para aqueles que mencionam Janja como possível sucessora de Lula no próximo ano, é importante lembrar que a Constituição a considera inelegível”, escreveu Marsiglia, encerrando assim qualquer especulação sobre uma eventual campanha presidencial encabeçada pela primeira-dama.


O tema ganhou visibilidade em meio a movimentações do Partido dos Trabalhadores em defesa de Janja, que tem se envolvido ativamente no cenário político. Apesar disso, a legislação vigente impõe barreiras claras quanto à sua participação em uma disputa direta pela sucessão do atual presidente.


A repercussão nas redes e no meio jurídico reforça os limites constitucionais estabelecidos para garantir a impessoalidade na sucessão de cargos do Executivo.


Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Número de pessoas em situação de rua cresce três vezes mais sob o governo Lula

Aumento de famílias vivendo nas ruas salta de 194,3 mil para 291,4 mil em um ano e meio

Sóstenes acusa Moraes de perseguição e reforça apoio a Bolsonaro
POLíTICA

Sóstenes acusa Moraes de perseguição e reforça apoio a Bolsonaro

Deputado do PL afirma que decisões judiciais contra o ex-presidente têm caráter político e defende que só Bolsonaro decidirá sobre 2026

Dilma.jpg
POLíTICA

Dilma Rousseff será indenizada por uso indevido de sua imagem

Justiça condenou cursinho por exercício abusivo do direito à livre expressão

Justiça torna inelegíveis três políticos do RJ por esquema de fake news
POLíTICA

Justiça torna inelegíveis três políticos do RJ por esquema de fake news

Deputado federal Bebeto, deputado estadual Valdecy da Saúde e ex-prefeito Doutor João são condenados por abuso de poder e uso de recursos públicos para manipular eleições