Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Saúde recomenda Pfizer a gestantes que tomaram 1ª dose da AstraZeneca

Não é permitida a intercambialidade nos casos normais, diz ministério

26/07/2021 às 20:19 por Redação Plox

O Ministério da Saúde anunciou hoje (26) uma nova recomendação para a vacinação de gestantes e puérperas contra a covid-19. Aquelas que receberam a primeira dose da AstraZeneca poderão tomar a segunda dose de outro tipo de imunizante para completar o ciclo vacinal. A preferência é que essa nova aplicação seja da vacina da Pfizer/BioNTech.

A recomendação, até agora, era que mulheres nesse grupo esperassem o fim do puerpério para a tomar a segunda dose. Essa orientação foi dada após a morte de uma gestante no Rio de Janeiro, cujo falecimento teria relação com o fato de ter sido tomada a primeira dose da vacina AstraZeneca.

“O Ministério da Saúde recomendou a interrupção. E, como sabemos, com o aumento da morbidade neste grupo, retomamos a vacinação e, hoje, apresentaremos a modificação”, explicou a secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite.

Ela destacou, contudo, que essa situação é excepcional. Nos demais casos, a aplicação de doses diferentes em uma pessoa (chamada tecnicamente de intercambialidade) deve ser tratada como erro.

“Não é permitida a intercambialidade nos casos normais. Ainda é considerado erro de vacinação. E, quando isso ocorrer, deve ser tratado como erro vacinal e registrado no e-SUS [sistema de dados do Sistema Único de Saúde]”, disse a secretária.

Para as grávidas e puérperas que ainda não se vacinaram, segue a orientação para que tenham a aplicação de doses sem o vetor viral, como CoronaVac ou Pfizer.

Terceira dose

Na entrevista coletiva onde foi apresentada a nova orientação, a secretária responsável pelo enfrentamento à covid-19 afirmou que a pasta não recomenda a aplicação de uma terceira dose, mas que o assunto está sendo discutido.

“Essas tratativas são motivos de estudos e análises nas câmaras técnicas. Estamos planejando a vacinação do próximo ano. Isso será motivo de um fórum para que possamos debater quais serão os esquemas para o próximo ano”, informou.

Perguntada sobre o crescimento de casos da variante delta do coronavírus, Rosane Leite classificou esta como “a maior preocupação do ministério no momento”. Ela lembrou que o Programa Nacional de Imunizações reforçou a vacinação em faixas e linhas de fronteira, como forma de tentar evitar que novos casos entrem por países vizinhos.

A secretária reforçou que a vacinação com a primeira dose é uma estratégia fundamental para combater a disseminação do vírus e para evitar que as pessoas tenham quadros evoluindo para situações graves ou para mortes.

Rosana Leite disse que a previsão da pasta para agosto é receber 63 milhões de doses. Diante da chegada de mais remessas, o ministério também avalia a possibilidade de redução do intervalo entre a primeira e segunda dose.

Compartilhar a notícia

Veja também
alimentação
SAúDE

4 mitos sobre emagrecimento que podem estar sabotando sua dieta

O nutrólogo Dr. Sandro Ferraz destaca que a restrição de nutrientes está entre um dos mitos mais comuns

Olhos catarata
SAúDE

Fabriciano realiza mais 200 cirurgias de catarata neste final de semana

As cirurgias serão feitas no Hospital Dr. José Maria Morais beneficiando 200 pessoas; Mais dois mutirões estão programados totalizando quase 700 cirurgias

saude.jpg
SAúDE

1 milhão de novos casos de IST surgem por dia no mundo

Novo exame de HPV com autocoleta será oferecido pelo SUS a partir de maio
SAúDE

Novo exame de HPV com autocoleta será oferecido pelo SUS a partir de maio

Minas Gerais deve ser um dos primeiros estados a adotar o exame molecular de DNA-HPV no lugar do tradicional papanicolau

para você
Assessor de Zé Felipe sofre acidente de trânsito em Goiânia
FAMOSOS

Assessor de Zé Felipe sofre acidente de trânsito em Goiânia

João Victor Cocá tranquiliza fãs após acidente na madrugada e agradece socorro de fã desconhecido

Exportações de carne mineira caem após tarifa dos EUA
ECONOMIA

Exportações de carne mineira caem após tarifa dos EUA

Medida imposta pelos norte-americanos reduziu embarques em agosto, mas China e novos mercados mantêm saldo positivo no ano

Emmy 2025 consagra 'The Pitt', 'The Studio' e 'Adolescência'
LAZER

Emmy 2025 consagra 'The Pitt', 'The Studio' e 'Adolescência'

Séries da HBO Max, Apple TV+ e Netflix dominaram a premiação e reforçaram o poder do streaming no Emmy 2025

Juros altos reduzem ritmo de empregos com carteira em 2025
EMPREGO

Juros altos reduzem ritmo de empregos com carteira em 2025

Saldo de 1,3 milhão de contratações entre janeiro e julho é 10,4% menor que no mesmo período de 2024