Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Brasil quer construir satélite em parceria com a NASA

Informação foi divulgada após reunião entre a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e Bill Nelson, administrador da NASA

26/07/2023 às 11:36 por Redação Plox

O Brasil propôs a National Aeronautics and Space Administration (NASA), dos Estados Unidos, uma parceira para construção de satélites. A ação ocorreu em um encontro entre Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Bill Nelson, administrador da NASA, que está no Brasil.

O encontro aconteceu nesta terça-feira (25), no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos-SP. Também estiveram presentes Clezio Nardin, diretor do Inpe, e Marco Antonio Chamon, presidente da Agência Espacial Brasileira.

Segundo o Governo Federal, a proposta para existir um esforço conjunto entre Brasil e Estados Unidos, para desenvolver novas tecnologias aeroespaciais e satélites, visando monitorar a Amazônia.

Satélite Amazônia 1, feito pelo Brasi. Foto: Divulgação/ Inpe

 

Bill Nelson encontra-se no país para fortalecer a colaboração no monitoramento do desmatamento na Amazônia e em ações de preservação. Esta proposta foi inicialmente apresentada em uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na capital federal, no dia anterior.

A ministra Luciana Santos elucidou em entrevista após a reunião: “Essa é uma proposta que o administrador da Nasa trouxe na visita ao presidente Lula. No caso específico, é a gente ter acesso aos dados de satélites que já estão sendo lançados. E nós estamos propondo uma outra possibilidade, que seria a gente desenvolver conjuntamente outras iniciativas”.

Atualmente, os satélites de sensoriamento remoto CBERS e Amazonia-1, este último totalmente brasileiro, realizam o monitoramento da Amazônia, de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Inpe também está desenvolvendo o Radar de Abertura Sintética (SAR), uma nova tecnologia que possibilitará a geração de dados independente das condições climáticas, uma vez que o sistema pode "ver" através das nuvens, uma característica essencial para a região amazônica.

O diretor do Inpe, Clezio Nardin, confirmou a proposta feita pela NASA: “Acabamos de receber a proposta do Bill e estamos avaliando. A nossa contraproposta é essa, que nós estudemos o desenvolvimento de um satélite conjunto. Mas é óbvio que nós precisamos ter a decisão política [do governo federal]”.

Bill Nelson sugeriu que o Brasil tenha acesso aos dados de dois satélites prestes a serem lançados. Um desses satélites, criado em colaboração com a Índia, está previsto para ser lançado em janeiro do próximo ano.

Segundo Nelson, o equipamento será capaz de "ver" através das copas das árvores. “Ele será capaz de olhar através da copa da floresta para que possamos ver se alguém queimou a vegetação rasteira que acabaria matando as árvores grandes”, explicou. Ele adicionou que o desenvolvimento desses satélites demora anos e que as informações coletadas pelo novo satélite estarão disponíveis em breve.
 

Compartilhar a notícia

Para você
STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas
POLíTICA

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas

Julgamento da ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto voluntário até a 12ª semana, foi interrompido após votos favoráveis e segue sem nova data no STF.

Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia do sono em adultos obesos
SAúDE

Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia do sono em adultos obesos

Agência inclui novo uso ao medicamento, antes restrito ao diabetes tipo 2; estudos indicam melhora nos sintomas e qualidade do sono.

Ano de 2026 terá feriados prolongados em sua maioria
LAZER

Ano de 2026 terá feriados prolongados em sua maioria

Seis datas nacionais vão cair em segundas ou sextas-feiras, abrindo espaço para emendas com fins de semana

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco
POLíCIA

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco

Ônibus de turismo que voltava da Paraíba para a Bahia tombou após colisão com rochas; desgosto e comoção marcam acidente com vítimas fatais e dezenas de feridos