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Em meio ao crescimento acelerado das fintechs no Brasil, o Nubank, um dos principais expoentes desta nova era financeira, acaba de alcançar um marco importante. Conforme dados recentes do Banco Central (BC), o banco digital registrou uma base de clientes de 77,7 milhões ao final do segundo trimestre de 2023, superando o Banco do Brasil, que contabilizou 74,6 milhões de clientes no mesmo período. Este aumento representa um salto significativo em relação ao primeiro trimestre, quando o Nubank registrava 73,2 milhões de clientes.
Neste cenário, o Nubank agora figura como a quarta maior instituição financeira do país, em termos de base de clientes, ficando atrás apenas da Caixa Econômica Federal, Bradesco e Itaú. Essa ascensão é notável, especialmente se considerarmos que, no terceiro trimestre do ano anterior, o Nubank ultrapassou o Santander, alcançando a quinta posição no ranking com 64,8 milhões de clientes.
Os dados fazem parte do balanço de reclamações contra instituições financeiras divulgado pelo BC. Esta análise inclui queixas procedentes de clientes referentes ao segundo trimestre deste ano.
A liderança das reclamações pertence ao BTG Pactual/Banco Pan, que lidera o ranking pelo quarto trimestre consecutivo, seguido pelo Bradesco e pelo Banco Inter. A pontuação é calculada levando em conta as reclamações procedentes e a base de clientes de cada instituição.
O BTG Pactual/Banco Pan, com uma carteira de 23,03 milhões de clientes, registrou 1.004 reclamações procedentes entre abril e junho deste ano, resultando em uma pontuação de 43,58. As queixas mais frequentes estão relacionadas a irregularidades em operações e serviços de cartões de crédito.
Em resposta, o Banco Pan alegou que vem investindo na melhoria de suas estruturas de atendimento e que sua pontuação no ranking diminuiu de 76,14 para 43,58 desde o segundo trimestre de 2022. No geral, as queixas mais comuns foram relativas a cartões de crédito e à integridade e segurança das operações e serviços.
O Bradesco, por sua vez, registrou um aumento no ranking de reclamações, passando a ocupar a segunda posição. O banco informou que vem trabalhando intensamente para a redução dos índices de reclamações e que todas as manifestações são acompanhadas de perto por sua Ouvidoria. O Banco Inter, terceiro no ranking, não se manifestou.
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