Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Emprego

Tarifaço de Trump paralisa fábricas brasileiras e força férias coletivas

Indústrias de ferro gusa, carne e madeira suspendem exportações e interrompem atividades após tarifa de 50% imposta pelos EUA

26/07/2025 às 12:50 por Redação Plox

O impacto da nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos, por decisão do ex-presidente Donald Trump, já se manifesta fortemente em indústrias brasileiras de diferentes setores, provocando paralisações na produção, redirecionamento de exportações e a concessão de férias coletivas.


Imagem Foto: Reprodução

Com início previsto para 1º de agosto, a medida levou empresas do setor siderúrgico, de alimentos e da madeira a tomar decisões drásticas. Em Minas Gerais, a indústria de ferro gusa, essencial na produção de aço e ferro fundido, foi uma das mais atingidas. Em Matozinhos, na região metropolitana de Belo Horizonte, o último carregamento de minério de ferro foi enviado na sexta-feira (25). O forno da fundição será desligado no domingo (27) e os trabalhadores já foram colocados em férias coletivas.


Carlos Alberto Souza, operador de sistemas de abastecimento da empresa, demonstrou preocupação com a situação. “Vai ser difícil relaxar”, afirmou, diante da incerteza sobre o futuro das exportações para os Estados Unidos.


De janeiro a junho de 2025, as vendas brasileiras de ferro gusa para o mercado americano ultrapassaram US$ 600 milhões. Com o novo imposto, empresários consideram inviável manter os embarques sob essas condições.


No Mato Grosso do Sul, a reação também foi imediata. Frigoríficos locais, que tinham os Estados Unidos como principal destino da carne bovina, passaram a direcionar seus produtos para regiões como a China, Sudeste Asiático e Oriente Médio. O sindicato dos produtores do estado declarou que o novo tributo inviabiliza os negócios com o mercado norte-americano.


Outro setor atingido é o madeireiro. Em Santa Catarina, uma empresa com mais de 60 anos de operação e responsável pelo envio de cerca de 65 contêineres mensais aos EUA tomou uma medida inédita: concedeu férias coletivas por tempo indeterminado. A justificativa foi a queda brusca na demanda dos americanos logo após o anúncio da tarifa.


Enquanto o governo federal tenta reverter os efeitos da medida por meio de missões diplomáticas e articulações internacionais, a situação nas fábricas brasileiras revela um cenário de incerteza econômica. A combinação de suspensão de atividades, mudanças no destino das exportações e redução temporária da produção sinaliza efeitos diretos sobre o emprego, a economia e a balança comercial do país.


O tarifaço de Trump, com repercussões imediatas e profundas, acende o alerta para a dependência do Brasil em determinados mercados e destaca os desafios que o setor industrial enfrenta em um cenário internacional cada vez mais volátil.


Compartilhar a notícia

para você
Campeonato Máster de Futebol começa neste sábado em Belo Oriente
ESPORTES

Campeonato Máster de Futebol começa neste sábado em Belo Oriente

Torneio municipal terá jogos no sábado e domingo; abertura será entre Aluvaeira e Gurita no Campo do Oriente

Aos 80 anos, mais uma tragédia na vida de Roberto Carlos, morre seu filho Dudu Braga
FAMOSOS

Aos 80 anos, mais uma tragédia na vida de Roberto Carlos, morre seu filho Dudu Braga

Essa era a terceira neoplasia maligna que o artista tratava. Ele também era deficiente visual

moraes
POLíTICA

Ex-ministro de Lula será ouvido pela PF a mando de Moraes

Moraes também exigiu que o novo chefe interino do GSI, Ricardo Cappelli, informe ao STF, em 24 horas, a identificação de todos os servidores – civis e militares – que aparecem nas imagens

Pixabay
ECONOMIA

Salário mínimo tem reajuste para R$ 1.412 em decreto assinado por Lula

Medida aprovada pelo Congresso garante aumento real, combinando INPC e PIB