Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

UFMG desenvolve nova terapia nanotecnológica contra câncer de intestino

Tratamento inovador mostra potencial na indução da morte de células cancerígenas por meio de nanopartículas

26/08/2024 às 16:29 por Redação Plox

Uma equipe do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está desenvolvendo uma terapia inovadora para o tratamento do câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil. A nova abordagem, detalhada no artigo Ionizable Lipid Nanoparticle-Mediated TRAIL mRNA Delivery in the Tumor Microenvironment to Inhibit Colon Cancer Progression, propõe uma plataforma nanotecnológica que utiliza nanopartículas para induzir a morte das células cancerígenas.

Freepik

Tecnologia promissora baseada em nanopartículas

O tratamento, desenvolvido pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFMG, baseia-se em uma nanopartícula que carrega um RNA mensageiro (mRNA) para dentro das células tumorais. Este mRNA atua como um "script" que orienta as células do corpo a produzir uma proteína específica do sistema imunológico, capaz de induzir a morte programada das células cancerosas. “Induzimos o organismo a produzir uma proteína que mata as células cancerígenas”, explica o doutorando Walison Nunes, um dos autores do estudo.

Essa nanopartícula inovadora utiliza a mesma tecnologia empregada nas vacinas contra a COVID-19, desenvolvidas pela Pfizer e Moderna, tornando o tratamento especialmente promissor. Um dos maiores desafios das terapias tradicionais contra o câncer é garantir que o medicamento atinja efetivamente o tumor. "As células tumorais formam uma espécie de ‘microambiente tumoral hostil’, que impede que as terapias e as células imunológicas do organismo consigam combater o tumor de forma efetiva”, destaca Nunes.

Reengenharia do microambiente tumoral

Para superar esse obstáculo, a equipe da UFMG também desenvolveu uma estratégia para reestruturar o microambiente tumoral. Esse processo torna o ambiente mais acessível, permitindo que as nanopartículas penetrem no tumor e que os linfócitos do sistema imunológico cheguem até as células cancerígenas. “Nossa terapia descomprime os vasos sanguíneos anormais criados pelo tumor e reduz o depósito de colágeno, facilitando a entrada dos medicamentos nas células”, explica Nunes.

Atualmente, os testes estão sendo realizados em pequenos animais com modelos humanizados, nos quais células cancerosas humanas e células saudáveis são transplantadas em camundongos. A equipe também está explorando o tratamento em metástases e aprimorando o direcionamento das nanopartículas para células metastáticas, que se espalharam para outros órgãos.

Próximos passos e impacto potencial na qualidade de vida

Após concluir os testes em modelos humanizados, a equipe da UFMG busca financiamento para avançar para testes em animais de grande porte e, eventualmente, em pacientes humanos com câncer de intestino. Este avanço é particularmente relevante dado o impacto dos tratamentos convencionais na qualidade de vida dos pacientes. Muitos casos de câncer de intestino são tratados com quimioterapia e ressecção cirúrgica, que frequentemente requer o uso de uma bolsa de colostomia para coleta de fezes, um procedimento que afeta significativamente o dia a dia do paciente.

Walison Nunes reforça a necessidade de desenvolver novas abordagens terapêuticas que minimizem esses impactos: “O uso da bolsa é muito ruim, por isso é necessário o desenvolvimento de novos tratamentos que não afetem tanto a qualidade de vida e o dia a dia do paciente.”

Fatores de risco e prevenção

Os principais fatores de risco para o câncer de intestino estão associados ao estilo de vida, incluindo sedentarismo, obesidade, consumo excessivo de álcool e tabaco, além de uma dieta pobre em fibras, frutas, vegetais e carnes magras. Fatores genéticos ou hereditários, como doenças inflamatórias intestinais crônicas e histórico familiar de câncer colorretal, também aumentam o risco.

Compartilhar a notícia

Veja também
Região do Médio Piracicaba contará com novo Samu a partir de setembro
SAúDE

Região do Médio Piracicaba contará com novo Samu a partir de setembro

Nova central de regulação do Samu funcionará em Itabira e contará com 14 ambulâncias para atender 470 mil pessoas

Colégio São Francisco Xavier celebra o Dia do Professor com homenagens e histórias inspiradoras
SAúDE

Colégio São Francisco Xavier celebra o Dia do Professor com homenagens e histórias inspiradoras

Educadores são reconhecidos pelo compromisso com a formação cidadã, excelência acadêmica e impacto social, em evento marcado por relatos de superação e agradecimentos

ANS determina cobertura obrigatória de implante hormonal nos planos de saúde
SAúDE

ANS determina cobertura obrigatória de implante hormonal nos planos de saúde

Implanon, método contraceptivo de longa duração, será incluído na lista de procedimentos obrigatórios a partir de 1º de setembro

Santana do Paraíso
SAúDE

Confira o cronograma do Vacimóvel para esta semana em Santana do Paraíso

Programação é divulgada semanalmente; serviço funciona de 16h às 22h

para você
D7mm2ChXkAEqYa6.jpg
ESPORTES

Diretoria do Cruzeiro nega acusações feitas em reportagem veiculada no Fantástico

scscsc
LAZER

Novos pontos turísticos ganham iluminação de Natal nesta semana em Ipatinga

Espaços culturais da Usiminas serão decorados pela 17ª edição do Seminaluz. Chegada do Papai Noel e acendimento das luzes do Parque Ipanema acontece no dia 7 de dezembro

miguel.jpg
POLíCIA

Ex-ator de Chiquititas é morto a tiros; pai e mãe do jovem também são assassinados

O principal suspeito é o pai da namorada de Rafael Miguel

arma
POLíCIA

Durante abordagem a veículo em Ipatinga, PM encontra arma escondida

Veículo chamou atenção dos militares, pois estava com faróis e para-choque danificados, além não ter a placa dianteira