Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

STF mantém arquivamento de ação contra Pimentel e executivos da Odebrecht

Com base na nulidade das provas utilizadas, Supremo decide não reabrir processo de improbidade administrativa envolvendo ex-governador de Minas e dirigentes da empreiteira

27/09/2025 às 00:22 por Redação Plox

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta sexta-feira (26), manter arquivado um processo por improbidade administrativa que envolvia o ex-governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), além de executivos da empreiteira Odebrecht e a própria construtora.


Imagem Foto: Agência Brasil

Mesmo diante do pedido de reabertura apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Nunes Marques votaram a favor do arquivamento definitivo durante sessão virtual. Em posição contrária, os ministros Edson Fachin e André Mendonça se manifestaram pelo retorno da ação. Toffoli, relator do caso, afirmou que o recurso da PGR não trazia novos argumentos capazes de modificar a decisão anterior.


A ação, movida originalmente pelo Ministério Público Federal, apontava que entre 2011 e 2014, período em que Pimentel ocupava o cargo de Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e presidia a Câmara de Comércio Exterior (Camex), ele teria solicitado e recebido vantagens indevidas da Odebrecht. Também figuravam entre os acusados Marcelo Bahia Odebrecht, João Carlos Mariz Nogueira e a Construtora Norberto Odebrecht S/A.


O processo estava ancorado em elementos extraídos da operação Acrônimo, que por sua vez se utilizava de provas originadas da operação Lava Jato, como dados do celular de Marcelo Odebrecht e arquivos do computador de sua secretária. No entanto, segundo o relator, essas provas foram declaradas nulas em decisões anteriores do STF, especialmente por serem derivadas de acordos de leniência com irregularidades.


"A ação baseava-se em dados gravados nas mídias apreendidas por ordem judicial, compartilhadas pela 13ª Vara Federal de Curitiba, considerados ilícitos por derivação", destacou Toffoli.

Em nota divulgada após o encerramento do processo, a assessoria do ex-governador afirmou que a decisão demonstra que os processos usados como arma política para prejudicar sua imagem não podem mais ser tolerados. “É um alerta para que jamais os preceitos jurídicos e o devido processo legal sejam corrompidos, sob qualquer pretexto”, diz o texto.


A semana também trouxe outra vitória judicial para Pimentel. Na última segunda-feira (22), ele foi absolvido em outro processo por improbidade, este movido pelo Ministério Público de Minas Gerais. A ação questionava o uso de aeronaves oficiais do governo estadual para deslocamentos fora da agenda institucional e a contratação de funcionárias da MGS para atuarem como babás de sua filha. O MP mineiro já anunciou que irá recorrer da decisão.


Assim, Fernando Pimentel se vê livre de duas acusações judiciais no mesmo intervalo de tempo, com respaldo do Supremo Tribunal Federal e sem provas válidas que sustentem as denúncias segundo os ministros que votaram pelo arquivamento.


Compartilhar a notícia

Veja também
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
POLíTICA

Governo Lula esclarece controvérsia sobre móveis do Palácio da Alvorada e critica administração anterior

Após encontrar bens desaparecidos, Presidência responsabiliza gestão Bolsonaro por descuido patrimonial

POLíTICA

Apoio a Maduro no governo Lula alimenta oposição

Críticas internas e externas crescem após apoio do PT ao pleito venezuelano

Deputada aciona PGR para investigar supostas fraudes em emendas de deputados catarinenses
POLíTICA

Deputada aciona PGR para investigar supostas fraudes em emendas de deputados catarinenses

Ana Paula Lima (PT-SC) pede apuração sobre possíveis irregularidades no repasse de verba pública por Zé Trovão e Júlia Zanatta, ambos do PL-SC, a prefeituras de Santa Catarina.

Fachin reforça importância de decisões coletivas em almoço com ministros do STF
POLíTICA

Fachin reforça importância de decisões coletivas em almoço com ministros do STF

Novo presidente da Corte promove encontro informal e faz apelo por colegialidade nas deliberações

para você
Aos 11 anos, Milena Brandão é internada em UTI após paradas cardíacas e descoberta de tumor cerebral
FAMOSOS

Aos 11 anos, Milena Brandão é internada em UTI após paradas cardíacas e descoberta de tumor cerebral

Atriz mirim que atuou em produções do SBT e da Netflix está intubada em estado grave após sofrer sete paradas cardíacas durante tentativa de transferência hospitalar

Jerusalém em alerta após ataques e sirenes por disparos do Iêmen
GERAL

Jerusalém em alerta após ataques e sirenes por disparos do Iêmen

Escalada de tensão entre Israel e Irã leva país a declarar emergência e fechar espaço aéreo; brasileiros se abrigam em bunkers

 Foto: TV Globo/Reprodução
GERAL

Incêndio no Hospital São Luiz do Morumbi, SP causa morte e transfere Pacientes

Pane em equipamento eletrônico provoca fumaça e afeta UTIs; idosa morre e 47 pacientes são remanejados

tata.jpg
FAMOSOS

Tatá Werneck faz piada com Chrystian e Ralf que detonam apresentadora: "mal informada"

Brincadeira da global gerou polêmica com dupla sertaneja