Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Confira 3 dicas para regular seu apetite

Nutricionista fala sobre diferentes tipos de apetite e estratégias simples para controlá-lo

27/01/2022 às 19:39 por Redação Plox

Você é do time que gosta de repetir o prato? Que tem fome o dia todo e acha que isso está atrapalhando no seu peso? Você sabe se o seu apetite é emocional, comportamental, hormonal ou genético? De acordo com a nutricionista Aline Quissak, alguns fatores podem, sim, influenciar nesse apetite exagerado que algumas pessoas sentem. Um dos mais comuns é o emocional, quando descontamos as emoções na comida atrás do prazer ou da recompensa.

Ainda nesse sentindo, algumas pessoas sofrem também a influência de um gene chamado MCR4, o qual depende diretamente da produção de serotonina do organismo, ou seja, quando estamos tristes, cansados, queremos mais doces e frituras como forma de recompensa por aquele sentimento. Outros três fatores que costumam interferir no nosso apetite, segundo a especialista, são o comportamental e o genético. “O comportamental é aquele em que temos o hábito de raspar o prato, repetir refeições por educação, que a pessoa come até a barriga doer, já sem fome”, esclarece.

O apetite hormonal é comum em pessoas que tem mais resistência a leptina – o hormônio da saciedade -, o que acontece com pessoas com obesidade, com doenças inflamatórias, e até pela TPM.  Já o apetite genético é causado em pessoas que tem o gene FTO, conhecido como gene da fome, e o LEPR, que aumenta a vontade de petiscar. Mas calma, tem como melhorar e, para isso, a nutricionista separou 3 dicas simples e eficientes que se aplicadas no dia a dia auxiliam na modulação do apetite.  

1) De tempo ao tempo (20 minutos para cada refeição) - O cérebro precisa desse tempo para dizer ao seu estômago que está satisfeito. Coloque um cronometro no celular. Se estiver comendo muito rápido, pare, respire, descanse o talher. Se você quiser repetir, tudo bem, mas só depois que o primeiro prato for finalizado e completarem os 20 minutos (comendo devagar e apreciando a comida).

2) Respire fundo 10x antes de cada refeição - Respirar? Sim, isso mesmo, respirar. A entrada de oxigênio no organismo não só acalma a ansiedade – para não descontarmos as emoções na comida -, como também ativa o hormônio do apetite.

3) Tome um shot de limão espremido - Seja no restaurante ou em casa, tome meio limão espremido antes das refeições (de 5 a 10 minutos antes de comer).  O ácido puro do limão antes da comida ativa o CCK, que é um dos hormônios que controla nosso apetite. Atenção: pessoas que tem gastrite, esofagite e refluxo devem tomar cuidado com essa dica.

Por fim, Aline lembra que são apenas dicas, cada caso é um caso e deve ser avaliado por um especialista. “Essas são estratégias simples, mas como sempre lembro, cada ser humano é único e para o tratamento adequado devemos sempre procurar a ajuda de um especialista”.

Compartilhar a notícia

Veja também
AAPI destaca atenção à saúde e qualidade de vida na terceira idade
SAúDE

AAPI destaca atenção à saúde e qualidade de vida na terceira idade

Com mais de 20 mil associados idosos, a entidade reforça o cuidado integral e celebra o 1º de outubro com ações voltadas ao bem-estar

Procedimento estético termina em morte e clínica é interditada no RJ
SAúDE

Procedimento estético termina em morte e clínica é interditada no RJ

Fabiana dos Santos, de 42 anos, passou mal após aplicações estéticas e morreu dias depois; local funcionava sem autorização da Vigilância Sanitária

390daa6583bae07f008a3995decd28fae3c75fa7fef73e826dd969ce271e3cbd (1).jpg
SAúDE

Fiocruz conduz estudos para vacina sintética contra covid-19

O estudo está em fase pré-clínica, com testagem em animais

Timóteo supera meta de vacinação antirrábica com mais de 7 mil animais imunizados
SAúDE

Timóteo supera meta de vacinação antirrábica com mais de 7 mil animais imunizados

Campanha segue até 11 de outubro e já ultrapassou em 10% o resultado do ano anterior, com expectativa de vacinar 8 mil cães e gatos

para você
Foto: Reprodução/Pixabay
EDUCAçãO

Lacuna na educação: ausência de dados de frequência escolar de beneficiários do Bolsa Família

Quase 19,2 milhões de pessoas que deveriam estar sob vigilância, dados de frequência escolar para 5,2 milhões estavam ausentes, o que equivale a 27,47% deste público.

Pixabay
GERAL

Deputada Lud Falcão se recusa a realizar teste do bafômetro em Blitz

Parlamentar, esposa do prefeito de Patos de Minas, alega ter ido a festa na noite anterior

Atacada por pitbulls em Centro de Controle de Zoonoses, trabalhadora é hospitalizada em Minas Gerais
GERAL

Atacada por pitbulls em Centro de Controle de Zoonoses, trabalhadora é hospitalizada em Minas Gerais

Cães já haviam mordido os próprios donos no fim de semana; mulher fazia limpeza no local quando foi ferida

William Bonner anuncia saída do 'Jornal Nacional' após quase três décadas
FAMOSOS

William Bonner anuncia saída do 'Jornal Nacional' após quase três décadas

Globo confirma que César Tralli será o novo âncora ao lado de Renata Vasconcellos; Bonner seguirá para o 'Globo Repórter' em 2026