Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Abandono de cães ameaça fauna e desafia autoridades no Parque Serra do Rola-Moça

Iniciativas de resgate e preocupação ambiental crescem frente ao crescente número de cães abandonados

27/01/2024 às 15:52 por Redação Plox

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, uma das maiores unidades de preservação ambiental em áreas urbanas do Brasil, localizado entre Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho, enfrenta uma grave crise devido ao abandono de cães. Um exemplo emblemático é o de um Dog Alemão, conhecido como Dogão, abandonado no local desde fevereiro de 2022. Esse fenômeno tem causado sérios riscos não só para a saúde dos animais abandonados, mas também para a fauna silvestre do parque, uma vez que os cães formam matilhas e caçam para sobreviver.

 

Foto: Reprodução de vídeo

A situação alarmante motivou a Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda) do Ministério Público de Minas Gerais a abrir um inquérito civil no final do ano passado. O abandono de animais tem sido uma constante no parque, agravando-se durante as férias. Lígia Vial Vasconcelos, assessora jurídica da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda), destacou o desafio de capturar cães ariscos e a preocupação com o impacto dessa situação na fauna local, que inclui espécies como lobo-guará, veado-campeiro e onça-parda.

 

Foto: Reprodução de vídeo

Marcos Lafetá, um morador local, tem se dedicado ao cuidado de Dogão, oferecendo alimentação e abrigo. Juntamente com um grupo de moradores, ele busca encontrar um lar para os animais abandonados. No entanto, apesar de esforços para capturar Dogão, incluindo o uso de uma armadilha financiada por uma vaquinha, o cão permanece livre no parque.

Diante dessa realidade, a promotora Luciana Imaculada de Paula, do MPMG, convocou as prefeituras e o Instituto Estadual de Florestas para discutir soluções. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente se comprometeu a apresentar um plano de ação, incluindo a recolha e castração dos animais abandonados. Ademais, a promotora defende a realização de campanhas educativas para conscientizar a população sobre os riscos do abandono de animais e os perigos que isso representa para a fauna silvestre.

A situação no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça reflete um desafio ambiental e social complexo, exigindo ações coordenadas entre diferentes entidades e a conscientização da comunidade.

Compartilhar a notícia

Veja também
GERAL

Projeto Escrita Criativa lança livros de alunos em saraus literários em Fabriciano

No primeiro semestre deste ano, o projeto beneficiou 60 crianças da Escola Municipal Raimunda de Coura Barcelos, no Caladinho, e mais de 100 pessoas com o sarau literário

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
GERAL

Nutricionista e modelo Katiuska Glesse esclarece incidente viralizado em UPA

Em vídeo no Instagram, a profissional comenta sobre a briga em Foz do Iguaçu e revela detalhes pessoais e profissionais de sua trajetória.

 Foto: Prefeitura de Jundiaí / Agência Brasil
GERAL

Suspeita de Febre Maculosa: investigação sobre morte de adolescente agita Juiz de Fora

O óbito do menor foi registrado no último sábado (23 de julho), em Juiz de Fora

 Foto: Reprodução/X
GERAL

Senador é flagrado dormindo durante sessão no senado

Episódio gera repercussão nas redes sociais e não é a primeira vez que o político e presidente do Lazio é visto em tal situação

para você
FAMOSOS

Influencer Gabriel Freitas morre aos 37 anos após batalha contra obesidade mórbida

Influenciador, que chegou a pesar mais de 380 kg, participou de programa de TV e inspirou muitos com sua luta contra o peso.

Sem preencher vagas, setor supermercadista de BH cogita contrato por hora
EMPREGO

Sem preencher vagas, setor supermercadista de BH cogita contrato por hora

Com mais de 35 mil postos em aberto, supermercados da capital mineira discutem nova forma de contratação para atrair jovens e flexibilizar jornadas

SAúDE

Prevenção à obesidade: fatores de risco vão desde a alimentação inadequada a questões emocionais

Segundo o Ministério da Saúde, dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/2019) revelam que 60,3% dos adultos no país estão com excesso de peso, o que corresponde a cerca de 96 milhões de pessoas.

Aluno que cravou lápis na cabeça de colega é transferido de escola em Praia Grande (SP)
EDUCAçãO

Aluno que cravou lápis na cabeça de colega é transferido de escola em Praia Grande (SP)

Menino de 9 anos foi agredido dentro de sala de aula; autor do ataque será acompanhado pelo Conselho Tutelar e encaminhado aos serviços de saúde pública