Homem é preso ao retirar encomenda com remédio do Paraguai em Ipatinga (MG)
Polícia Militar apreendeu 21 frascos de tirzepartida, medicamento para controle de diabetes de fabricante não homologado, após alerta da diretoria do presídio
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) deixou de exigir o teste de baliza no exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir desta segunda-feira (26). A mesma orientação já é seguida por outros três estados: Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
A mudança está alinhada à resolução 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em dezembro de 2025. Cada Detran, porém, define suas próprias normas, e outros estados devem oficializar a alteração nas próximas semanas.
Exame prático de direção sendo aplicado no Detran-SP
Foto: Reprodução/TV Globo
Ao contrário do que chegou a ser publicado anteriormente, o teste de ladeira continua obrigatório: apenas a baliza deixou de ser exigida. A correção foi feita às 21h32.
Com o fim da baliza, o Detran-SP também autorizou o uso de veículos automáticos na prova prática em mais de 500 locais de exame em todo o estado, tanto para quem está renovando a CNH quanto para candidatos à primeira habilitação.
Antes, o uso de carros automáticos era restrito a candidatos que necessitavam de adaptação veicular por questões específicas de mobilidade.
Segundo o Detran, a nova regra reconhece a presença crescente de veículos automáticos na frota brasileira e amplia as possibilidades para os candidatos, mantendo os critérios técnicos já adotados nas avaliações.
As mudanças, porém, não são unânimes entre especialistas em formação de condutores. Para Mateus Martins, vice-presidente da Acesp (Associação dos Centros de Formação de Condutores do Estado de São Paulo), as decisões do Detran-SP representam um risco à população.
Flexibilizar o exame hoje é trazer insegurança, é trazer risco à condição viária. É trazer risco ao cidadão. Mateus Martins, vice-presidente da Acesp
Ele afirma que a baliza não pode ser tratada como um detalhe do exame, mas como parte do básico da condução, por envolver noção de espaço, controle do veículo em baixa velocidade e estacionamento correto — habilidades consideradas essenciais para qualquer motorista.
Até a mudança, o candidato tinha três chances de estacionar o carro em uma área delimitada por estacas, na tradicional prova de baliza. Agora, o foco do exame passa a ser o percurso em via pública.
Mesmo sem a manobra em área demarcada, o candidato continua obrigado a estacionar o veículo pelo menos uma vez durante o trajeto, próximo ao meio-fio, de forma semelhante ao que ocorre no trânsito diário.
De acordo com as orientações alinhadas à resolução do Contran, o novo formato busca aproximar a avaliação da realidade das ruas e atualizar a legislação às condições atuais de circulação, incluindo a possibilidade de fazer o exame com carro automático, tanto para primeira habilitação quanto para renovação.
As alterações ocorrem em meio a um conjunto mais amplo de mudanças nas regras para tirar e renovar a CNH em todo o país. Entre elas, está a flexibilização da exigência de contratar uma autoescola para realizar as aulas práticas de direção.
Motivo de preocupação e nervosismo para muitos candidatos desde a década de 1980, o teste de baliza deixa de ser um dos pilares da avaliação. Segundo o Detran, sem essa etapa, o exame passa a concentrar a atenção em elementos como circulação, conversões à esquerda e à direita e comportamento do veículo no fluxo.
O órgão afirma ainda que o fim da baliza tem como objetivo simplificar etapas, reduzir custos e melhorar a experiência do cidadão durante o processo de habilitação.
Mesmo sem a cobrança formal na prova, o Detran defende que a baliza continue sendo ensinada nas aulas práticas.
É muito importante reforçar que o processo de aprendizagem de baliza pode ser continuada junto às autoescolas e instrutores, independentemente de ela ser avaliada no exame prático. A gente até aconselha que as autoescolas continuem ministrando e que os instrutores autônomos continuem realizando esse tipo de ensino para que o cidadão que queira tirar a sua primeira habilitação tenha o mínimo da noção de fazer essa importante manobra. Lucas Papais, diretor de atendimento ao cidadão do Detran São Paulo
Segundo o órgão, a mudança segue decisão do governo federal, que encerrou a obrigatoriedade de realizar o estacionamento em área demarcada, conhecido como teste de baliza.
As informações oficiais sobre o novo modelo de exame, regras atualizadas e orientações ao público estão disponíveis na página da CNH Paulista, mantida pelo Detran-SP.