Homem é preso ao retirar encomenda com remédio do Paraguai em Ipatinga (MG)
Polícia Militar apreendeu 21 frascos de tirzepartida, medicamento para controle de diabetes de fabricante não homologado, após alerta da diretoria do presídio
Prestes a completar uma semana, nesta quinta-feira (29), a Operação Retomada já mudou a rotina e a paisagem da avenida Maanaim e do aglomerado Amazonita, em Ipatinga. Desde a chegada das forças de segurança e do poder público, quem passa ou mora na região percebe a transformação em curso. Equipes de diferentes secretarias municipais atuam de forma integrada para revitalizar o espaço e devolver à população áreas que lhe pertencem.

Foto: Divulgação
As ações incluem limpeza, pintura, retirada de lixo, vacinação antirrábica, testagem de leishmaniose, bloqueio químico contra arboviroses, atividades intensivas de combate à dengue e a presença do Vacimóvel, garantindo a imunização da população.

Foto: Divulgação
Participam da força-tarefa as secretarias municipais de Saúde; Serviços Urbanos e Meio Ambiente; Obras; Assistência Social; e Segurança e Convivência Cidadã. As frentes de trabalho vão da melhoria visual do local à oferta de serviços essenciais à comunidade.
Nesta terça-feira (27), o prefeito Gustavo Nunes esteve na área para acompanhar de perto o andamento das intervenções. Entre as atividades em curso estão limpeza, pintura e retirada de lixo; vacinação antirrábica e testagem de leishmaniose em cães e gatos; bloqueio químico contra arboviroses; e ações reforçadas de enfrentamento à dengue.

Foto: Divulgação
Agentes de Combate às Endemias visitam os imóveis, fazem vistorias para identificar possíveis focos do mosquito transmissor e orientam os moradores. Também nesta terça-feira (27), a população contou com vacinação por meio do Vacimóvel.

Foto: Divulgação
Imóveis condenados pela Defesa Civil e construções irregulares na área externa do aglomerado estão sendo demolidos como medida preventiva, para evitar incidentes e integrar o processo de revitalização. Árvores em áreas de barranco, com risco de queda, também estão sendo suprimidas.
As equipes atuam ainda na retirada de excessos e entulhos. A área externa da avenida Maanaim recebe nova pintura para melhorar o aspecto visual da comunidade. Paralelamente, são resolvidos problemas de esgoto danificado e realizado o retaludamento de um talude, procedimento que reduz a inclinação do terreno e aumenta a estabilidade.

Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou, na sexta-feira (23), acompanhamento social na região, com a atuação de psicólogos, assistentes sociais e entrevistadores do Cadastro Único. O trabalho garante atendimentos, acesso a direitos e encaminhamentos para os serviços socioassistenciais.
As ações de abordagem social e de apoio às famílias integram o pacote de medidas da Operação Retomada, que combina segurança pública, reordenação urbana e assistência social.
São várias ações integradas para levar benefícios à comunidade. O trabalho segue a todo vapor e muitas das ações serão estendidas ao longo desta semana. À medida que identificamos novas necessidades, acionamos os órgãos responsáveis e atuamos ponto a ponto — secretário adjunto de Segurança e Convivência Cidadã, Júlio César Teodoro
Diante da desocupação da avenida Maanaim e da possível migração de pessoas em situação de rua para áreas próximas, a Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã intensificou, a partir desta semana, a atuação da Patrulha Social. As rondas passam a ocorrer diariamente, de segunda a sexta-feira, especialmente no entorno da avenida e em bairros vizinhos.
O Serviço Especializado de Abordagem Social também terá atuação ampliada, fortalecendo o contato, a orientação e o encaminhamento adequado às pessoas em situação de rua. O patrulhamento da Polícia Municipal será reforçado, com atenção especial aos períodos noturno e da madrugada, ampliando a presença do poder público e a sensação de segurança para a população.

Foto: Divulgação
A Operação Retomada mobilizou cerca de 100 policiais militares e civis, com apoio do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Prefeitura de Ipatinga, além de suporte aéreo da 5ª Base de Aviação do Estado (Brave).
Durante a ação, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, que resultaram na prisão de 11 adultos e na apreensão de três adolescentes. Também foram retirados de circulação drogas, arma de fogo, munições, celulares e outros materiais relacionados à prática criminosa, em uma ofensiva que reorganiza o território e reforça a presença do Estado na região.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação