Homem é preso ao retirar encomenda com remédio do Paraguai em Ipatinga (MG)
Polícia Militar apreendeu 21 frascos de tirzepartida, medicamento para controle de diabetes de fabricante não homologado, após alerta da diretoria do presídio
A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, passou a oferecer uma sala de coleta de exames laboratoriais na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Macuco, ampliando o acesso da população a esse tipo de serviço. A ação integra o compromisso da gestão municipal em garantir uma saúde mais eficaz, humanizada e próxima dos moradores.

Foto: Divulgação
A nova estrutura começou a funcionar nesta segunda-feira (26), com capacidade para atender até 50 pacientes por dia. São realizados exames tanto da rede municipal quanto de serviços terceirizados, incluindo coletas de sangue, urina e fezes.

Foto: Divulgação
As coletas são feitas pelas técnicas do laboratório, com apoio da equipe administrativa, sempre das 7h às 9h da manhã. Inicialmente, o atendimento ocorrerá às segundas e quintas-feiras, até reduzir a demanda reprimida por exames laboratoriais no município.
O agendamento é realizado diretamente na UBS, logo após o atendimento médico, o que garante mais agilidade na autorização e na realização dos exames.
A medida representa um ganho importante para os moradores, em especial do bairro Macuco, que frequentemente enfrentam dificuldades financeiras, logísticas ou de saúde para se deslocar até o Laboratório Municipal, no bairro Olaria. A descentralização do serviço melhora a acessibilidade e qualifica o atendimento, aproximando os exames da rotina da comunidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a implantação de salas de coleta será ampliada gradualmente para todas as UBS do município. A expansão começa pelo Setor 7 e, em seguida, deverá alcançar outras regiões, com o objetivo de que cada comunidade tenha acesso facilitado aos exames laboratoriais, sem barreiras de deslocamento.
A secretária de Saúde e Qualidade de Vida, Érica Ferreira, ressaltou a importância da iniciativa para o município.
Estamos dando um passo muito importante para a população de Timóteo. A descentralização das coletas laboratoriais é um compromisso da nossa gestão, que busca oferecer um atendimento mais humano, ágil e acessível. Queremos que cada cidadão, especialmente os mais vulneráveis, tenha garantido o direito a uma saúde de qualidade, perto de casa.Érica Ferreira