Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Anvisa interdita venda de creme dental da Colgate; dentista comenta riscos e danos

Nova fórmula do creme dental com fluoreto de estanho provocou lesões e irritações bucais; produto não deve ser comercializado nem usado

27/03/2025 às 21:34 por Redação Plox

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira, 27, a interdição do creme dental Clean Mint, da Colgate, após mudança na fórmula do produto ter causado reações adversas em consumidores. A medida significa que o produto não deve ser consumido ou comercializado até que seja comprovada a sua segurança. Para explicar quais foram os danos causados e quais os riscos, o Plox entrevista a dentista Gabriela Domingos. Acompanhe!


De acordo com a dentista Gabriela Domingos, a diferença entre a nova fórmula e a anterior — que não causava efeitos indesejáveis — está na presença do fluoreto de estanho. Esse componente, apesar de ser eficaz no combate às cáries, é bastante forte e, segundo relatos, provocou inchaço, vermelhidão, irritações nos lábios e sensação de ardência em diversos usuários.

Imagem Foto: Arquivo pessoal

O produto foi lançado com a nova composição em julho de 2024. Desde então, a Anvisa recebeu um número expressivo de notificações envolvendo sintomas como lesões na boca, dor, sensação de queimação, inflamação gengival e edema nos lábios. Esses efeitos interferiram na qualidade de vida dos consumidores, levando, em alguns casos, à necessidade de tratamento médico, afastamento das atividades diárias e sofrimento emocional.

Imagem Foto:

A interdição, publicada na RESOLUÇÃO-RE Nº 1.158, DE 26 DE MARÇO DE 2025, atinge exclusivamente a variante Clean Mint do creme dental Colgate Total, vinculada ao processo 25351.159395/2024-82. Outras versões da linha Colgate Total continuam liberadas para comercialização. A medida tem caráter preventivo e temporário e será mantida enquanto durarem os testes e análises sobre a segurança do produto.

A Anvisa orienta que os consumidores verifiquem se possuem a versão interditada em casa. Caso tenham a embalagem secundária (cartucho de cartolina), devem procurar o número de processo informado acima. Se tiverem apenas a bisnaga, é necessário conferir se a fórmula contém “fluoreto estanoso”.

Os cidadãos que apresentaram reações adversas devem notificar a Anvisa pelos canais Limesurvey ou e-Notivisa. Profissionais da saúde e empresas devem usar o sistema Notivisa. Essas informações são cruciais para o avanço das investigações e para a tomada de novas medidas de proteção à saúde pública.

Por ora, não há exigência de recolhimento dos produtos já distribuídos, mas os pontos de venda devem retirá-los das prateleiras e impedir seu acesso ao público. As vigilâncias sanitárias locais também foram acionadas para garantir que o produto não continue circulando.

A interdição tem validade de até 90 dias, conforme determina a Lei 6.437, de 20 de agosto de 1977, podendo ser prorrogada conforme o andamento das apurações.


Compartilhar a notícia

Veja também
Fabriciano
SAúDE

Fabriciano terá unidade especial para atender pacientes com gripe

A unidade será para atendimento de pacientes com sintomas gripais, tais como tosse, coriza, espirros, febre dentre outros

Consurge
SAúDE

Samu Leste e Vale do Aço contam com mais duas unidades móveis

Para o custeio do serviço, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassa mensalmente ao Consurge R$ 2.091.457,51

covid
SAúDE

Soro anti-Covid a partir do plasma de cavalos deve ser testado em humanos

O desenvolvimento desse soro anti-Covid a partir do plasma de cavalos representa uma potencial adição ao arsenal terapêutico contra a Covid-19

Uso de Ozempic pode comprometer saúde bucal, alertam especialistas
SAúDE

Uso de Ozempic pode comprometer saúde bucal, alertam especialistas

Medicamento associado ao emagrecimento pode causar boca seca, cáries, sensibilidade e outras complicações bucais

para você
 Foto: Site oficial da PMMG / Reprodução
EMPREGO

Inscrições abertas para concurso da PMMG com 2.901 vagas e salários de até R$ 5.097,11

Oportunidades para soldado de 2ª classe exigem ensino superior e oferecem remuneração atraente; provas em março

Prefeito de Timóteo sanciona lei que autoriza leitura da Bíblia como recurso pedagógico
EDUCAçãO

Prefeito de Timóteo sanciona lei que autoriza leitura da Bíblia como recurso pedagógico

Texto prevê uso cultural e literário de trechos bíblicos em atividades escolares, com participação opcional dos alunos

STF entra na fase final do julgamento de Bolsonaro e aliados
POLíTICA

STF entra na fase final do julgamento de Bolsonaro e aliados

Decisão sobre ex-presidente e sete aliados deve sair em setembro; relator Moraes é alvo de sanção dos EUA sob Lei Magnitsky

Cinema gratuito em Ipatinga exibe filme premiado e documentário com fotógrafo local
LAZER

Cinema gratuito em Ipatinga exibe filme premiado e documentário com fotógrafo local

Sessão dupla gratuita apresenta 'Flow', vencedor do Oscar, e produção gravada em Cuba com participação de Nilmar Lage