Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Caravana da Filó retorna com arte circense gratuita no Vale do Aço

Projeto cultural chega à terceira edição e leva oficinas e espetáculo a escolas públicas da região

27/05/2025 às 11:12 por Redação Plox

A Caravana da Filó chega à sua terceira edição em 2025, reafirmando sua missão de levar arte, cultura e inclusão social a comunidades em situação de vulnerabilidade. Desta vez, o projeto percorre os municípios mineiros de Ipatinga, Antônio Dias e Santana do Paraíso, todos localizados na região do Vale do Aço, com uma agenda que se estende até o mês de junho.


Imagem Foto: Divulgação

A primeira parada da jornada acontece em Ipatinga, entre os dias 28 e 30 de maio. Durante esse período, estudantes e educadores da Escola Municipal Nelcina Rosa De Jesus, localizada no bairro Veneza, terão acesso gratuito a atividades culturais e circenses.


Imagem Foto: Divulgação

Entre os destaques da programação está a oficina de Acrobacias em Solo, ministrada pelo artista Carlos Passos, que acontece nos dias 28 e 29 de maio, às 9h. Já no dia 30, o espetáculo “Palhaço de Casa Não Faz Milagre”, interpretado por Pedro Barroso da Cia. Nós de Nariz, promete encantar o público com humor e sensibilidade, também às 9h.


Imagem Foto: Divulgação

Com foco em fomentar a convivência comunitária, promover a diversidade e enriquecer o repertório cultural de crianças e adolescentes por meio da linguagem circense, o projeto foi pensado para atuar especialmente em áreas periféricas. Desde seu início, entre 2023 e 2025, a Caravana já visitou 11 cidades de Minas Gerais, incluindo Ipaba, Periquito, Bugre, Naque, Iapu, Galiléia, Belo Oriente, São Domingos do Prata, Ipatinga, Santana do Paraíso e Raul Soares. Além disso, houve uma edição especial internacional na Ilha de São Tomé, na África.


A realização da Caravana da Filó – 3ª Edição se dá por meio de recursos provenientes do Edital 09/2024 – Circula Minas (FEC: 2024.2409.0029), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), com coordenação da Fundação Clóvis Salgado.


'Nosso objetivo é garantir que o circo chegue aonde normalmente a cultura não alcança', afirmou Carlos Passos, idealizador e coordenador artístico do projeto.

A ficha técnica do projeto conta com Carlos Passos na coordenação artística e como oficineiro, Pedro Barroso como artista circense, Maria Clara Gomes na sonoplastia, Elizange Passos na produção cultural, André Nicolau como assistente de produção, Eliane Passos na assessoria de imprensa, Ariel Bertola no design gráfico, Kaua Silva no acompanhamento de PCDs e a consultoria artística e financeira da Filó Incubadora Cultural – Ponto de Cultura, que também assina o apoio institucional, junto à Cia. Nós de Nariz e à Escola Municipal Nelcina Rosa De Jesus.


Para mais informações, o público pode entrar em contato pelo telefone (31) 98892-0784, com Carlos Passos.


Compartilhar a notícia

Veja também
CSFX promove Mostra de Profissões com planetário, universidades e atrações interativas
EDUCAçãO

CSFX promove Mostra de Profissões com planetário, universidades e atrações interativas

Evento gratuito acontece nesta quinta (5) em Ipatinga e reúne instituições do Brasil e do exterior com foco em carreiras e orientação profissional

criancas no celular .jpg
EDUCAçãO

Meu filho não sai do celular, o que fazer? Especialista responde

Se em 2012, 21% das crianças acessaram a rede por meio do celular, em 2018 são 93%

EDUCAçãO

Pesquisa aponta que 23% dos jovens brasileiros não trabalham nem estudam

Números foram divulgados nessa quarta-feira, 19 de junho, com dados pesquisados em 2018

Unileste
EDUCAçãO

Unileste sediará VII Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional

As inscrições para participar do evento podem ser feitas até 31 de julho

para você
Lula e presidente do Equador discutem tarifas dos EUA em encontro no Planalto
POLíTICA

Lula e presidente do Equador discutem tarifas dos EUA em encontro no Planalto

Reunião entre Lula e Daniel Noboa abordará integração regional e sobretaxas americanas sobre exportações

caixa-tem-2.jpg
ECONOMIA

Auxílio Emergencial: Caixa paga 5ª parcela para aprovados no site, aplicativo e CadÚnico

Além desse grupo, mais um grupo de aprovados que fazem parte do Bolsa Família também receberá hoje

Governo libera 2 mil vagas em concursos públicos
EMPREGO

Governo libera 2 mil vagas em concursos públicos

Portarias autorizam seleção para cargos no INSS, ministérios, agências reguladoras e Forças Armadas

Tráfico de drogas em Ipatinga
POLíCIA

Vídeo: polícia encontra mais de 400 porções de drogas durante operação em Ipatinga

Segundo informações da Polícia Militar, um jovem foi preso suspeito de tráfico