Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Esportes

Antes de Cruzeiro x Ceará, Mineirão inaugura espaço para acolher mulheres vítimas de violência

Estrutura será ativada nos dias de jogos e atenderá casos de assédio, racismo e importunação sexual durante eventos no estádio

27/07/2025 às 13:59 por Redação Plox

Neste domingo (27), o estádio Mineirão, em Belo Horizonte, passa a contar com uma estrutura pioneira de proteção às mulheres: o Espaço de Acolhimento à Mulher. A nova instalação será inaugurada momentos antes do início da partida entre Cruzeiro e Ceará, válida pelo Campeonato Brasileiro.


Imagem Foto: MPMG

Localizado no estacionamento G2 do estádio, ao lado do Juizado Especial Criminal (Jecrim), o espaço foi criado para atender vítimas de assédio, racismo, importunação sexual e demais formas de violência de gênero ocorridas durante eventos esportivos. A estrutura conta com profissionais capacitadas e materiais informativos para orientar as vítimas sobre os procedimentos que devem ser adotados em caso de agressões.


O projeto é resultado de uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Ministério Público estadual, a Defensoria Pública, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e as Polícias Civil e Militar. A gerente de compliance e ESG do Mineirão, Amanda Bomtempo, afirmou que a ação reforça o compromisso do estádio com a integridade e segurança das mulheres: "Queremos que elas se sintam seguras, acolhidas e amparadas dentro do estádio".


A iniciativa segue as diretrizes estabelecidas na Carta de Brasília, documento elaborado durante o Encontro Nacional dos Juizados do Torcedor em março de 2025. A carta recomenda a criação de espaços específicos nos Juizados do Torcedor, com equipes multidisciplinares para acolher mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência nos ambientes esportivos.


Desde 2019, o Mineirão já desenvolve ações voltadas ao público feminino, como o programa #Repense, que visa tornar o futebol mais acolhedor para as mulheres. A hashtag #DeixaElaTrabalhar é exibida permanentemente na Tribuna de Imprensa, em protesto contra o preconceito enfrentado por jornalistas mulheres.


Em 2021, diante do aumento de casos de importunação sexual após a pandemia, o estádio lançou a campanha "Todos contra a Importunação Sexual". A ação inclui cartazes espalhados pelo local, QR Codes para denúncias, adesivos nas cadeiras e mensagens exibidas nos telões, reforçando o combate à violência de gênero dentro do ambiente esportivo.


Compartilhar a notícia

para você
Jornalistas fecham acordo com Gilmar Mendes após ação por danos morais
POLíTICA

Jornalistas fecham acordo com Gilmar Mendes após ação por danos morais

Em troca da suspensão da condenação, comunicadores se retratam e farão doação de R$ 10 mil a instituto escolhido pelo ministro do STF

PM-Fabri-2.jpg
POLíCIA

Com apoio do Batalhão de Choque, PM realiza operação em Coronel Fabriciano

Segundo a PM, a operação contará com 98 policiais militares, 20 policiais do Batalhão de Choque, 22 viaturas e 14 motocicletas

vacina
SAúDE

Ipatinga segue com campanha de multivacinação para criança e adolescentes

Com o dia “D” marcado para o dia 16 de outubro, a Campanha segue até o fim deste mês

Estudante de escola estadual de Minas conquista ouro em olimpíada de matemática nos Estados Unidos
EDUCAçãO

Estudante de escola estadual de Minas conquista ouro em olimpíada de matemática nos Estados Unidos

Marcus Paulo, de Pouso Alegre, venceu competição internacional de matemática em Nova Iorque