Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Justiça determina fidelidade entre sanduíches de propaganda e realidade

Empresas de fast food sob escrutínio por diferença gritante entre imagens promocionais e produto entregue. Desilusão gastronômica

27/09/2023 às 14:28 por Redação Plox

Quem nunca se sentiu decepcionado ao receber um lanche em uma rede de fast food que pouco se assemelha ao exibido nas imagens do cardápio? Uma tendência crescente nos Estados Unidos busca combater essa prática. De acordo com informações da CNN Brasil, advogados estão movendo ações coletivas contra várias redes de fast food, alegando que estas deturpam a aparência dos alimentos em suas propagandas.

 

Pixabay

Entre as empresas citadas em processos estão grandes nomes como Taco Bell, Wendy’s, Mc Donald’s, Burger King e Arby’s.

Evidências visuais

Para sustentar suas alegações, os advogados estão apresentando nos processos comparações fotográficas entre os alimentos apresentados nas peças publicitárias e o produto real. Nas propagandas, os alimentos são apresentados de maneira mais atrativa, com hambúrgueres suculentos, queijos derretidos e tomates frescos, enquanto os produtos reais frequentemente deixam a desejar, apresentando hambúrgueres finos e queijo não tão derretido.

James Kelly e Anthony Russo são dois advogados que têm se destacado nessa cruzada contra a publicidade enganosa das redes de fast food. O trabalho deles incentivou outros profissionais a seguirem o mesmo caminho.

Questionamentos além da imagem

Além da aparência, a descrição dos produtos também tem sido alvo de questionamento. Spencer Sheehan, por exemplo, moveu ações coletivas contra produtos que mencionavam "baunilha" em suas descrições, mas não continham o ingrediente em sua composição.

O que é um "consumidor razoável"?

Os advogados argumentam em juízo que as propagandas enganosas são capazes de iludir um "consumidor razoável". Em resposta a essa alegação, a Burger King, uma das redes processadas, declarou que "consumidores razoáveis sabem" que as imagens publicitárias são feitas para que os produtos pareçam o mais apetitosos possível. A empresa defende que os hambúrgueres em sua publicidade são os mesmos servidos em suas lojas, contrariando as alegações de publicidade enganosa.

Compartilhar a notícia

Veja também
Homem é encontrado morto dentro de cobra píton de 8 metros na Indonésia
GERAL

Homem é encontrado morto dentro de cobra píton de 8 metros na Indonésia

Agricultor de 63 anos desapareceu após sair para alimentar animais e foi localizado dentro de uma cobra na ilha de Sulawesi

eduardo
GERAL

39 anos e US$ 19,4 bilhões, saiba quem é o brasileiro mais rico do mundo

Ele ultrapassou Jorge Paulo Lemann na lista de bilionários da Forbes

GERAL

Vídeo: furioso, homem ataca pessoas e carros com machado em briga de trânsito

O homem com a barra de ferro corre em uma direção, enquanto o que segura o machado atinge o para-brisa de um Ford Fiesta com dois golpes.

 Foto: Divulgação
GERAL

Acompanhamento em tempo real de barragens em Minas Gerais: uma nova iniciativa do MPMG

Plataforma inovadora permitirá monitoramento público das descaracterizações de barragens a montante, elevando transparência e segurança.

para você
Pesquisa mostra Lula rejeitado em seis estados e aprovado no Nordeste
POLíTICA

Pesquisa mostra Lula rejeitado em seis estados e aprovado no Nordeste

Genial/Quaest aponta desaprovação majoritária em SP, MG, RJ, PR, RS e GO; já em PE e BA a gestão recebe avaliação positiva

gf.jpg
EMPREGO

Usiminas abre oportunidades no Programa Aprendiz

Hospital Márcio Cunha ultrapassa 14 mil cirurgias de catarata em Ipatinga
SAúDE

Hospital Márcio Cunha ultrapassa 14 mil cirurgias de catarata em Ipatinga

Instituição de Ipatinga já realizou 14.583 procedimentos nos últimos nove anos e mantém crescimento com tecnologia de ponta e equipe especializada

Lady Gaga surpreende com figurino nas cores do Brasil em show no Rio
FAMOSOS

Lady Gaga surpreende com figurino nas cores do Brasil em show no Rio

Cantora troca vestido vermelho por traje verde, azul e amarelo durante apresentação em Copacabana