
Homem é encontrado morto dentro de cobra píton de 8 metros na Indonésia
Agricultor de 63 anos desapareceu após sair para alimentar animais e foi localizado dentro de uma cobra na ilha de Sulawesi
Quem nunca se sentiu decepcionado ao receber um lanche em uma rede de fast food que pouco se assemelha ao exibido nas imagens do cardápio? Uma tendência crescente nos Estados Unidos busca combater essa prática. De acordo com informações da CNN Brasil, advogados estão movendo ações coletivas contra várias redes de fast food, alegando que estas deturpam a aparência dos alimentos em suas propagandas.
Entre as empresas citadas em processos estão grandes nomes como Taco Bell, Wendy’s, Mc Donald’s, Burger King e Arby’s.
Evidências visuais
Para sustentar suas alegações, os advogados estão apresentando nos processos comparações fotográficas entre os alimentos apresentados nas peças publicitárias e o produto real. Nas propagandas, os alimentos são apresentados de maneira mais atrativa, com hambúrgueres suculentos, queijos derretidos e tomates frescos, enquanto os produtos reais frequentemente deixam a desejar, apresentando hambúrgueres finos e queijo não tão derretido.
James Kelly e Anthony Russo são dois advogados que têm se destacado nessa cruzada contra a publicidade enganosa das redes de fast food. O trabalho deles incentivou outros profissionais a seguirem o mesmo caminho.
Questionamentos além da imagem
Além da aparência, a descrição dos produtos também tem sido alvo de questionamento. Spencer Sheehan, por exemplo, moveu ações coletivas contra produtos que mencionavam "baunilha" em suas descrições, mas não continham o ingrediente em sua composição.
O que é um "consumidor razoável"?
Os advogados argumentam em juízo que as propagandas enganosas são capazes de iludir um "consumidor razoável". Em resposta a essa alegação, a Burger King, uma das redes processadas, declarou que "consumidores razoáveis sabem" que as imagens publicitárias são feitas para que os produtos pareçam o mais apetitosos possível. A empresa defende que os hambúrgueres em sua publicidade são os mesmos servidos em suas lojas, contrariando as alegações de publicidade enganosa.
Agricultor de 63 anos desapareceu após sair para alimentar animais e foi localizado dentro de uma cobra na ilha de Sulawesi
Agricultor de 63 anos desapareceu após sair para alimentar animais e foi localizado dentro de uma cobra na ilha de Sulawesi
Ele ultrapassou Jorge Paulo Lemann na lista de bilionários da Forbes
Ele ultrapassou Jorge Paulo Lemann na lista de bilionários da Forbes
O homem com a barra de ferro corre em uma direção, enquanto o que segura o machado atinge o para-brisa de um Ford Fiesta com dois golpes.
O homem com a barra de ferro corre em uma direção, enquanto o que segura o machado atinge o para-brisa de um Ford Fiesta com dois golpes.
Plataforma inovadora permitirá monitoramento público das descaracterizações de barragens a montante, elevando transparência e segurança.
Plataforma inovadora permitirá monitoramento público das descaracterizações de barragens a montante, elevando transparência e segurança.
Genial/Quaest aponta desaprovação majoritária em SP, MG, RJ, PR, RS e GO; já em PE e BA a gestão recebe avaliação positiva
Genial/Quaest aponta desaprovação majoritária em SP, MG, RJ, PR, RS e GO; já em PE e BA a gestão recebe avaliação positiva
Instituição de Ipatinga já realizou 14.583 procedimentos nos últimos nove anos e mantém crescimento com tecnologia de ponta e equipe especializada
Instituição de Ipatinga já realizou 14.583 procedimentos nos últimos nove anos e mantém crescimento com tecnologia de ponta e equipe especializada
Cantora troca vestido vermelho por traje verde, azul e amarelo durante apresentação em Copacabana
Cantora troca vestido vermelho por traje verde, azul e amarelo durante apresentação em Copacabana