Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Trump revoga visto de Petro após discurso em protesto em Nova York

Presidente colombiano pediu que soldados americanos desobedecessem Trump durante ato pró-Palestina

27/09/2025 às 13:29 por Redação Plox

Durante sua passagem por Nova York, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, protagonizou um episódio que gerou forte reação do governo norte-americano. Ao participar de uma manifestação em frente à sede da ONU em apoio à causa palestina, Petro fez declarações que desagradaram profundamente a administração de Donald Trump.


Imagem Foto: Reprodução/ Redes sociais | Divulgação/ Daniel Torok 

Em meio ao protesto, o líder colombiano apelou publicamente para que militares dos Estados Unidos ignorassem ordens do presidente americano. Ele declarou:
"Desobedeçam às ordens de Trump. Obedeçam às ordens da humanidade\

, defendendo que os soldados não apontem suas armas para civis. Também propôs a formação de uma força internacional para libertar o povo palestino.

A resposta do governo republicano veio horas depois. O Departamento de Estado dos EUA anunciou a revogação do visto de entrada de Gustavo Petro, justificando que ele teria sido flagrado em ato considerado "incendiário" e de incitação à violência. Segundo o comunicado oficial: “Mais cedo hoje, o presidente colombiano Gustavo Petro esteve em uma rua de Nova York e pediu aos soldados americanos que desobedecessem ordens e incitassem a violência. Revogaremos o visto de Petro devido às suas ações imprudentes e incendiárias.”


Em reação à medida, Petro minimizou a situação. Pelas redes sociais, afirmou que não se abala com a revogação do visto, já que possui autorização de viagem por meio do sistema ESTA, voltado a cidadãos de países com isenção de visto para estadias curtas nos Estados Unidos. Ele ressaltou ainda que também é cidadão europeu e destacou seu sentimento de liberdade global. “A humanidade deve ser livre em todo o mundo. Temos o direito humano de viver neste planeta”, declarou.


Esse embate ocorreu no mesmo período em que o conflito na Faixa de Gaza dominou os discursos da Assembleia Geral da ONU. Durante os debates, diversos líderes mundiais acusaram Israel de genocídio e reconheceram oficialmente o Estado da Palestina. Em contrapartida, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reagiu de forma enérgica e declarou que reconhecer o Estado palestino equivaleria a premiar organizações terroristas, comparando a atitude ao que seria "dar um prêmio à Al Qaeda pelo 11 de setembro".


As tensões entre os posicionamentos de Petro e Trump marcam mais um capítulo da crise diplomática entre o atual governo colombiano e os Estados Unidos, elevando o tom dos discursos e criando um impasse que pode ter desdobramentos políticos e internacionais significativos nos próximos dias.


Compartilhar a notícia

Veja também
GERAL

Coleção de supercarros de Travis Scott impressiona no Rock in Rio 2024 com veículos personalizados em marrom

Rapper americano, atração do festival, exibe frota avaliada em R$ 60 milhões, com destaque para modelos raros e luxuosos

aeroporto de confins
GERAL

Avião com 106 brasileiros deportados do EUA pousa hoje em BH

Todos seriam detidos após entrarem naquele país de forma ilegal

GERAL

Corpo estranho em garrafa de refrigerante gera alerta em Vitória

Consumidor encontra objeto estranho em Coca-Cola e compartilha imagens nas redes; empresa reforça controle de qualidade e rede de atacado esclarece manipulação e armazenamento

Crédito divulgação
GERAL

David Ostrosky, estrela de novelas mexicanas, morre aos 66 anos

Ator mexicano precisou interromper gravação de novela da Televisa para cuidar da saúde e 'está' no ar nas tardes do SBT

para você
Retorno de Paola Carosella leva MasterChef Brasil a recorde de audiência
LAZER

Retorno de Paola Carosella leva MasterChef Brasil a recorde de audiência

Participação especial da chef fez reality culinário alcançar pico histórico na Grande São Paulo

USP desenvolve sensor que detecta transtornos mentais pela saliva em apenas três minutos
SAúDE

USP desenvolve sensor que detecta transtornos mentais pela saliva em apenas três minutos

Equipamento portátil identifica níveis da proteína BDNF, relacionados à depressão, esquizofrenia e bipolaridade, com custo acessível e alta precisão

FAMOSOS

Recorde de audiência marca Sabadou com Virginia no SBT

Programa apresentado por Virginia Fonseca alcança novos picos de audiência enquanto apresentadora se prepara para licença maternidade

Governador Romeu Zema visita Alpercata nesta sexta-feira
POLíTICA

Governador Romeu Zema visita Alpercata nesta sexta-feira

Governador se reunirá com autoridades e comunidade nesta sexta-feira (23/03)