Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Especialista esclarece mitos e verdades sobre rinoplastia

Esclarecimento das dúvidas é importante para quem está interessado em se submeter ao procedimento

27/10/2021 às 19:56 por Redação Plox

A rinoplastia, conhecida popularmente como cirurgia plástica no nariz, é um procedimento muito realizado para melhorar a harmonia da face. Além disso, ela também pode ser feita junto a outras técnicas para melhorar a respiração, como a correção do septo nasal e/ou a diminuição dos cornetos nasais.

No entanto, essa cirurgia pode gerar muitas dúvidas. Por isso, o otorrinolaringologista da Clínica Dolci, Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci, explica o que é mito ou verdade sobre esse assunto.

Foto: Reprodução

 

A cirurgia pode ser realizada em qualquer idade? 

Mito! O ideal é que seja realizada após o segundo estirão da criança, geralmente após os 15 anos para as meninas e 16 anos para os meninos, pois é quando se atinge a forma nasal de adulto. Além disso, o próprio paciente já tem uma melhor compreensão sobre as possibilidades e expectativas do procedimento. Porém, pode ser realizado um Raio-X de punho para avaliar se haverá ainda um crescimento do paciente, e podendo ser mais preciso na indicação cirúrgica relacionada à idade.

O otorrinolaringologista é um especialista que pode realizar esta cirurgia? 

Verdade! O otorrino especializado em rinoplastia está apto para realizar essa técnica, já que lida frequentemente com as estruturas nasais. Muitas vezes, no mesmo procedimento, é possível agregar a correção de problemas respiratórios e, com isso, garantir uma melhora estética nasal e funcional.

Os resultados da rinoplastia são imediatos?

Mito! Assim como em qualquer outra cirurgia estética facial, o paciente precisa ter paciência e seguir a risca as orientações sugeridas pelo seu médico no pós-operatório, pois o resultado aparece por volta de seis meses a um ano após o procedimento, contudo, a partir do primeiro mês já é perceptível uma melhora drástica, sendo possível ter ideia de como ficará o resultado.

O procedimento não deixa cicatriz aparente? 

Verdade! Quando realizada a técnica fechada, não deixa cicatriz evidente no paciente, pois os cortes necessários para a realização do procedimento são pequenos e na maioria das vezes são feitos nas partes menos expostas da pele. Porém, existe a técnica aberta, em que, o paciente apresenta uma discreta cicatriz em região da columela, quase imperceptível quando bem executada.

É fundamental estar ciente dos cuidados no pós-operatório?

Verdade!  Os resultados de uma rinoplastia não dependem somente do médico, mas também do comportamento do paciente durante o pós-cirúrgico. Por isso, o indicado é não tomar sol durante um a dois meses, manter repouso conforme orientação médica (em média 7 a 21 dias dependendo de cada procedimento cirúrgico), evitar assoar ou esfregar o nariz, não usar óculos até que seja autorizado, entre outras indicações do especialista que devem ser seguidas rigorosamente.

É possível identificar quem se submeteu a uma rinoplastia? 

Mito! Desde que o procedimento seja realizado por um especialista que tenha competência e entendimento do que seria o seu resultado ideal, não é possível ver que a pessoa fez a cirurgia. O importante é sempre respeitar a harmonia do rosto do paciente.

A rinoplastia pode ser realizada mais de uma vez?

Verdade! Quando o primeiro procedimento, seja por questão estética ou funcional, não atinge a expectativa desejada pelo paciente, pode ser realizado um segundo procedimento, chamado rinoplastia secundária ou de reparação.

“É fundamental que durante o planejamento para esse procedimento o indivíduo opte por um cirurgião que seja especialista em rinoplastia. É também imprescindível a realização de algumas consultas antes que a cirurgia seja realizada para um melhor esclarecimento de dúvidas, queixas e das possibilidades de mudanças atingidas, e o paciente deve estar seguro e confiante no profissional, tornando-se primordial a relação médico paciente", finaliza Dolci.

Compartilhar a notícia

Veja também
fabri-1.jpg
SAúDE

Agentes de Endemias de Coronel Fabriciano recebem uniformes

O objetivo é valorizar o trabalho dos profissionais e transmitir credibilidade para as pessoas que recebem os profissionais

Lipedema
SAúDE

Hormônios x Lipedema x Celulite: médicos explicam qual a relação e a diferença da doença com a celulite

Lipedema é celulite? Apesar de muitas semelhanças, dermatologistas explicam a diferença

SAúDE

Esclerose múltipla: Identificar sinais e iniciar tratamento precoce são fundamentais para conviver com a doença incurável

O impacto emocional do diagnóstico

Transplante inédito de bexiga faz homem voltar a urinar após 7 anos
SAúDE

Transplante inédito de bexiga faz homem voltar a urinar após 7 anos

Paciente nos EUA passou por cirurgia pioneira após perder a bexiga e os rins por câncer agressivo

para você
Enem
EDUCAçãO

Enem 2023: Segundo dia de provas neste domingo com matemática e ciências da natureza

Candidatos devem ficar Atentos aos horários e itens obrigatórios para a prova

onyx
POLíTICA

Onyx Lorenzoni é acusado de homofobia: “RS terá primeira-dama de verdade"

Opositores associaram frase dita em programa eleitoral ao fato do atual governador ser gay e namorar um médico

Seis pessoas morrem em bar de Sinop-MT
POLíCIA

Homens matam sete pessoas após perderem partida de sinuca em bar; veja vídeo

Segundo informações, entre as vítimas está uma adolescente de 12 anos

Inhapim promove 1ª Rota Clássica com carros antigos
LAZER

Inhapim promove 1ª Rota Clássica com carros antigos

Evento gratuito acontece dia 22 e reunirá raridades automotivas, atrações para a família e show musical