Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Transferência digital de veículos entra em operação nesta quarta (27) em MG

. Não é mais necessário reconhecer firma em cartório ou comparecer a unidades presenciais, como as Unidades de Atendimento Integrado (UAI) ou Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

27/11/2024 às 09:09 por Redação Plox

A partir desta quarta-feira (27), o processo de transferência de veículos em Minas Gerais passa a ser totalmente digital. A novidade está disponível em todos os municípios mineiros, por meio do aplicativo MG app ou do portal mg.gov.br, e promete simplificar os trâmites burocráticos para proprietários de automóveis e motocicletas.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Como funciona o novo sistema?

A transferência digital começa com o vendedor, que realiza o procedimento online, com os dados sendo registrados de forma imediata nas bases estaduais. Não é mais necessário reconhecer firma em cartório ou comparecer a unidades presenciais, como as Unidades de Atendimento Integrado (UAI) ou Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). No entanto, a vistoria do veículo permanece como a única etapa presencial exigida para concluir o processo.

Requisitos e condições

Atualmente, a funcionalidade está restrita a pessoas físicas. Para utilizar o serviço, tanto o comprador quanto o vendedor precisam acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) com uma conta no portal gov.br nos níveis de segurança prata ou ouro. Além disso, o veículo precisa ter um Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e), emitido a partir de 2021. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) garante a segurança do procedimento, que utiliza autenticação digital para proteger os dados.

Lançamento oficial e visão do governo

A novidade foi apresentada oficialmente nessa terça-feira (26) durante uma solenidade na Cidade Administrativa de Minas Gerais, com a presença do governador Romeu Zema (Novo). Em discurso, Zema destacou o impacto da medida na eficiência do Estado. “Toda vez que se pensa em algo que depende do Estado, a primeira noção é que vai ser complicado, lento. O que mostramos aqui é exatamente o contrário”, afirmou.

Luísa Barreto, secretária de Planejamento e Gestão, enfatizou os avanços na digitalização de serviços públicos. “Este era um dos processos mais burocráticos no trânsito. A digitalização é fundamental para simplificar a vida do cidadão. Vamos continuar expandindo esses serviços, inclusive para pessoas jurídicas”, declarou.

Alternativas e suporte

Apesar da digitalização, a transferência presencial continua disponível para quem preferir o formato tradicional ou tiver dificuldade com as ferramentas online. Além disso, a Seplag oferece suporte virtual por meio de videochamadas, permitindo que usuários tirem dúvidas remotamente.

Resultados iniciais e próxima fase

A digitalização já estava em fase experimental há dois meses em Divinópolis e Varginha, com cerca de 500 transferências realizadas nesse período. A superintendente de Transformação de Serviços de Trânsito, Caroliny Aparecida Silva de Miranda, destacou a redução no número de etapas para a transferência de veículos — de 10 para apenas quatro. “Após a vistoria, o processo é concluído em até cinco minutos”, explicou.

Compartilhar a notícia

para você
Barroso
POLíTICA

Ministro do STF é confrontado por brasileira nos EUA

Mulher perseguiu Barroso enquanto ele caminhava pelas ruas de Manhattan; a ação foi gravada pela própria brasileira

Aluna de 11 anos agride professora com garrafada no rosto em escola de Minas
EDUCAçãO

Aluna de 11 anos agride professora com garrafada no rosto em escola de Minas

Educadora teve o lábio cortado após ser atingida por garrafa jogada por estudante durante discussão em sala de aula

SAúDE

Proteja sua família contra o Aedes aegypti e os riscos do verão

Período de calor e chuva aumenta a proliferação do mosquito transmissor de doenças graves

 Foto: Reprodução / Instagram @Saraiva
ECONOMIA

Crise na Saraiva: presidente e diretor renunciam com risco de falência

As últimas lojas da empresa fecham na mesma semana em que conselheiros também deixam seus cargos