Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Polícia
Contrabandista de Ipatinga conseguia B.O's por ameaça para evitar a deportação dos EUA
Ação em Ipatinga desarticula grupo suspeito de produzir documentos falsos para evitar deportações, com ao menos 65 migrantes enviados ao exterior por meio de boletins de ocorrência ideologicamente falsos
27/11/2025 às 14:46por Redação Plox
27/11/2025 às 14:46
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (27), a Operação Asylum, voltada a desarticular um grupo criminoso especializado na produção de documentos falsos usados no envio ilegal de migrantes para o exterior.
A ofensiva é um desdobramento da Operação Trinta Réis, que investigou crimes de promoção de migração ilegal no Vale do Rio Doce. A partir da análise do smartphone do principal suspeito, os investigadores localizaram boletins de ocorrência supostamente falsos, produzidos para facilitar a entrada irregular de migrantes nos Estados Unidos pela fronteira com o México.
Esquema envolvia contrabandista de pessoas e agente público
Segundo as investigações, um contrabandista de pessoas atuante no Vale do Aço, com a participação de um agente público corrompido, obtinha boletins de ocorrência por ameaça, ideologicamente falsos, para evitar a deportação dos migrantes no país de destino.
Foram identificados pelo menos 65 migrantes enviados ao exterior com o uso desses documentos fraudulentos.
Mandados de busca, apreensão e sequestro de bens
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas cidades de Ipatinga/MG, Tarumirim/MG e Novo Repartimento/PA, expedidos pela Justiça Federal em Governador Valadares. O objetivo foi reunir novas provas e apreender instrumentos utilizados na prática dos crimes.
Também foi determinado o sequestro de bens e valores que somam mais de R$ 250 mil.
Crimes sob apuração
Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, inserção de dados falsos em sistema de informação, falsidade ideológica e corrupção passiva, entre outros que possam ser identificados no decorrer da investigação.
Após meses de especulações, cantor anuncia nova edição do Buteco para 12 de dezembro de 2026 na capital paulista e prevê maratona de shows ao longo do ano, com até 20 apresentações mensais
Após meses de especulações, cantor anuncia nova edição do Buteco para 12 de dezembro de 2026 na capital paulista e prevê maratona de shows ao longo do ano, com até 20 apresentações mensais