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As vendas realizadas durante a Páscoa de 2025 trouxeram bons resultados para o comércio mineiro, conforme revelado pela pesquisa Monitor de Vendas Páscoa 2025, conduzida pelo Núcleo de Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa. O levantamento indicou que 76,4% dos estabelecimentos registraram desempenho igual ou superior ao do ano passado.
Entre os empresários entrevistados, 70,1% afirmaram que as vendas atenderam suas expectativas. Dentro desse cenário, 38,2% informaram que os resultados foram similares aos de 2024, enquanto outros 38,2% perceberam um aumento nas vendas. Apenas 23,6% dos comerciantes relataram uma queda no volume de vendas.
Para aqueles que comemoraram o crescimento, os percentuais de aumento variaram, mas a maioria apontou evolução entre 10,0% e 40,0%. Já entre os que observaram retração, as perdas médias oscilaram entre 10% e 37,8%.
"Os resultados foram promissores, o comércio soube aproveitar a festividade da Páscoa para promover seus produtos por meio de diversas ações para obter melhores vendas. Mesmo os empresários que enfrentaram queda, apresentaram impactos moderados, demonstrando a importância da diversificação de produtos e ações para fidelizar clientes e ampliar vendas em datas comemorativas\
O estudo foi realizado entre os dias 22 e 24 de abril com 157 empresas varejistas de Minas Gerais, abrangendo setores como minimercados, mercearias, armazéns, hipermercados, supermercados, açougues, peixarias, padarias, laticínios, lojas de doces, bebidas e hortifrutigranjeiros.
A Fecomércio MG, entidade responsável pela pesquisa, é referência na representação do setor de comércio de bens, serviços e turismo de Minas Gerais, atendendo mais de 750 mil empresas. Presidida por Nadim Elias Donato Filho, a Federação também administra o Sesc e o Senac no estado, promovendo benefícios que fortalecem o comércio e o desenvolvimento econômico. Desde 2022, a instituição se destaca em pautas públicas, buscando melhores condições tributárias e econômicas para o empresariado mineiro em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
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