Zema exonera Rossieli Soares da Educação de MG; Gustavo Braga é anunciado como novo secretário

Exoneração foi publicada na noite de segunda-feira (27/4) e governo ainda não informou a data de posse do novo titular da SEE/MG

28/04/2026 às 09:10 por Redação Plox

O secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Rossieli Soares, foi exonerado do cargo na noite desta segunda-feira (27/4) pelo governador Mateus Simões (PSD). A destituição foi confirmada pelo Executivo estadual, por meio de nota oficial. Quem assume a pasta é Gustavo Braga.

Secretário de Educação Rossieli Soares (à esquerda) é exonerado e Gustavo Braga, à direita, assume a pasta.

Secretário de Educação Rossieli Soares (à esquerda) é exonerado e Gustavo Braga, à direita, assume a pasta.

Foto: Redes sociais



Passagem pela SEE/MG durou cerca de sete meses

A trajetória de Rossieli Soares à frente da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) teve duração de cerca de sete meses. Ele foi empossado em 6 de agosto de 2025, pelo então governador Romeu Zema (Novo), quando substituiu Igor de Alvarenga no comando da pasta.

Polêmicas marcaram o período no cargo

Mesmo com pouco tempo na função, Rossieli Soares esteve envolvido em diferentes episódios controvertidos. Entre eles, a consulta para ampliação das escolas cívico-militares no estado e a proposta de parceria público-privada (PPP) para 95 unidades estaduais de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Norte do estado.

Outro capítulo ocorreu com o cancelamento do chamado Aulão de Inteligência Artificial (IA), no Mineirão, em Belo Horizonte. Organizado pela SEE/MG em parceria com a Google for Education, o evento não aconteceu após uma briga generalizada de estudantes dentro do estádio.

Experiência anterior inclui passagem pelo MEC e por outros estados

Antes de assumir a secretaria em Minas Gerais, Rossieli Soares foi nomeado ministro da Educação em 2018, pelo então presidente Michel Temer (MDB). Também liderou secretarias de Educação nos estados do Amazonas, do Pará e de São Paulo.

Gustavo Braga será o novo secretário

O sucessor de Rossieli Soares na SEE/MG, Gustavo Braga, exercia o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Governo. A data da posse ainda não foi informada pelo Executivo estadual.

Formado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e com mestrado em Liderança e Gestão Pública (Centro de Liderança Pública), Gustavo Braga é servidor estadual de carreira, como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo de Minas Gerais desde 2013.

Na Secretaria de Estado de Educação, ele já foi chefe de gabinete e chefe da Assessoria Estratégica. Segundo o governo estadual, Gustavo Braga conduziu o planejamento estratégico da instituição e projetos de modernização da gestão educacional.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a