Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Alerta de Saúde nos EUA: Ameba Parasita e Mudanças Climáticas

Um dos casos mais chocantes aconteceu em agosto de 2022, quando uma criança faleceu após contrair a doença durante um mergulho no estado de Nebrasca.

28/05/2023 às 17:10 por Redação Plox

O norte dos Estados Unidos está em alerta por um motivo preocupante. Trata-se da Naegleria fowleri, um parasita de água doce mais comumente conhecido como "ameba comedora de cérebros". Este organismo microscópico, que pode causar uma doença rara e potencialmente fatal conhecida como meningoencefalite amebiana primária (PAM), tem se proliferado em uma região inesperada: o norte dos EUA. Um dos casos mais chocantes aconteceu em agosto de 2022, quando uma criança faleceu após contrair a doença durante um mergulho no estado de Nebrasca.

 

CC0 CREATIVE COMMONS

Aumento da Incidência da Doença: Impacto das Mudanças Climáticas

Um estudo recentemente publicado no Jornal de Saúde Pública de Ohio, conduzido pela Universidade de Mount Union, pela Escola de Enfermagem da Universidade do Kansas e pela iniciativa Jonas Scholar, sinalizou um aumento na incidência da doença na região norte do país. O estudo também apontou a mudança climática como um fator significativo para o aumento da incidência da meningoencefalite amebiana primária. "As alterações climáticas, ocasionadas pela degradação do meio ambiente e o esgotamento dos recursos naturais, estão diretamente ligadas ao aumento dos casos de infecção pela Naegleria fowleri, particularmente nos estados do norte, como Minnesota, Indiana e Missouri", alertam os pesquisadores.

Ameba Parasita: Prevalência em Homens e Jovens

De acordo com o estudo, a incidência da doença é historicamente rara. Entre 1962 e 2015, 138 casos foram registrados nos EUA, com variações anuais que vão de nenhum caso a oito. A maioria dos pacientes infectados são homens (76%) e indivíduos com 18 anos ou menos (83%).

O Impacto do Aquecimento Global e as Amebas

Normalmente, o norte dos EUA apresenta temperaturas mais frias. No entanto, devido ao aquecimento global e à negligência com as questões climáticas, a região está se tornando mais quente, propiciando um ambiente favorável para a proliferação do parasita. Até recentemente, a ameba Naegleria fowleri não havia sido registrada nessa região.

Aumento da Temperatura e os Riscos da Ameba

Os pesquisadores destacam que o aumento da temperatura da superfície da água, consequência das mudanças climáticas, aumenta a possibilidade de a ameba representar uma ameaça maior à saúde humana. "O aquecimento das águas pode ampliar a disseminação da ameba para novas áreas, onde a doença ainda não foi registrada", advertem.

Precauções e Prevenção

Diante do aumento de casos, os pesquisadores orientam a população a evitar espirrar água em outras pessoas e a não mergulhar completamente a cabeça ao nadar em lagos ou represas. Recomendam também que, caso surjam sintomas neurológicos, procurem atendimento médico .

Monitoramento de Áreas de Recreação e Tratamento de Água

Para a proteção da comunidade, o estudo solicita que os profissionais de saúde pública do norte dos EUA mantenham uma monitorização rigorosa das áreas de recreação com água doce e quente, locais comumente habitados pela ameba. Os casos repetidos ao longo dos anos foram registrados no mesmo lago de água doce, tornando essencial a orientação à população sobre os riscos de entrar em represas ou locais de água parada.

Além disso, as autoridades locais são aconselhadas a manter altas concentrações de cloro no sistema de distribuição de água, especialmente aqueles localizados em áreas de alta temperatura.

Desafios na Identificação e Tratamento

Apesar da raridade da doença, a sua gravidade e a complexidade de recuperação dos pacientes tornam o aumento da incidência da meningoencefalite amebiana primária uma preocupação emergente na saúde pública. "Aliado ao crescimento dos casos em climas do norte, a falta de conhecimento da doença por profissionais de saúde não treinados pode prolongar o tempo para o diagnóstico e retardar o tratamento, o que, eventualmente, leva a um rápido declínio da condição dos pacientes com PAM", destaca o estudo.

Implicações Futuras

Diante da situação atual, fica evidente a necessidade de monitoramento, ação e adaptação contínuos à nova realidade climática. A Naegleria fowleri, a ameba comedora de cérebros, é um exemplo preocupante de como as mudanças climáticas podem trazer consigo ameaças inesperadas à saúde. A adaptação a essas mudanças será um desafio contínuo, mas essencial para a preservação da saúde pública.

Este estudo fornece um sinal claro de alerta sobre os efeitos tangíveis das mudanças climáticas na saúde humana, sublinhando a necessidade de ações coordenadas e globais para mitigar o aquecimento global e proteger a saúde da população.

Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: BOMBEIROS/DIVULGAÇÃO
GERAL

Acidente com caminhão de madeira deixa seis feridos em Belo Horizonte

O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro às vítimas e controlar a situação.

teclado
GERAL

IGaming: Mudanças e novidades no inverno de 2022

O mundo iGaming está crescendo e evoluindo a todo momento. Veja algumas das novidades para este inverno de 2022

(foto: Reprodução/Arquivo pessoal)
GERAL

Justiça decide pela prisão de médico envolvido no caso Pavesi após 23 anos

Em abril do ano passado, Ianhez foi condenado a 21 anos e oito meses de prisão, porém, o Supremo Tribunal Federal acatou um pedido de habeas corpus feito pela defesa.

Foto: Reprodução Internet
GERAL

Prefeitura de Ipatinga alcança 10% da meta de controle populacional de animais

O programa desenvolvido pela prefeitura é direcionado a animais com idades entre três meses e oito anos, pertencentes a pessoas residentes em Ipatinga