Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Bloqueio de bens e prisão de Bolsonaro são analisados pelo STF por apoio a Eduardo nos EUA

Ex-presidente admitiu financiar o filho, o que pode levá-lo a responder por crimes como obstrução e coação contra o Judiciário

28/05/2025 às 23:54 por Redação Plox

O Supremo Tribunal Federal (STF) avalia adotar medidas como o bloqueio de bens e até a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, após ele admitir publicamente que financia as atividades de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), nos Estados Unidos.


Imagem Foto: Reprodução

A situação ganhou destaque após declarações em que Bolsonaro confirmou o custeio da estadia de Eduardo em solo americano. “Estou bancando as despesas dele agora. Se não fosse o PIX, eu não teria como bancar essa despesa, ele está sem salário e fazendo o seu trabalho de interlocução com autoridades no exterior. O que queremos é garantir a nossa democracia, não queremos um Judiciário parcial”, declarou.


Segundo reportagem da jornalista Mônica Bergamo, publicada na Folha de S.Paulo, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado afirmou que R$ 8 milhões, dos R$ 17 milhões arrecadados em vaquinhas, já foram utilizados por Bolsonaro. Parte do valor teria sido enviada a Eduardo, que estaria atuando nos EUA para pressionar o ex-presidente Donald Trump a adotar medidas contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.


Integrantes da Corte interpretam as declarações como indício de que Bolsonaro estaria diretamente envolvido em ações potencialmente criminosas, como obstrução de investigações, coação no curso de processos e tentativa de abolição do Estado democrático de Direito. Essas acusações envolvem também o deputado Eduardo Bolsonaro, já alvo de inquérito em andamento.


No pedido formal enviado ao STF para investigar Eduardo, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou que o ex-presidente também seja ouvido, ressaltando que Bolsonaro declarou ser o responsável financeiro pela manutenção do filho nos EUA, o que o tornaria beneficiário direto da conduta investigada.


Gonet também sinalizou que novas medidas podem ser tomadas, inclusive de caráter cautelar. Um magistrado ouvido pela reportagem apontou que uma das possibilidades é justamente a decretação de prisão preventiva de Jair Bolsonaro.


Nos EUA, Eduardo tem feito pronunciamentos públicos em tom de confronto. Em entrevista ao influencer Paulo Figueiredo, afirmou estar sendo perseguido por Alexandre de Moraes, comparando sua situação à de exilados políticos de regimes como Cuba, Venezuela e Coreia do Norte. A atuação internacional do deputado é vista por autoridades como tentativa de deslegitimar o STF e interferir em investigações.


O fato de essa ofensiva ser financiada pelo próprio pai, agora documentado por declarações, pode ampliar significativamente o escopo das apurações e trazer desdobramentos relevantes para a esfera judicial do ex-presidente.


Compartilhar a notícia

Veja também
Governador da Bahia causa polêmica ao sugerir 'vala' para Bolsonaro e apoiadores
POLíTICA

Governador da Bahia causa polêmica ao sugerir 'vala' para Bolsonaro e apoiadores

Jerônimo Rodrigues disse que ex-presidente e seus eleitores deveriam 'pagar a conta' da pandemia e sugeriu levá-los 'para a vala'

POLíTICA

Lula prepara reforma ministerial e sinaliza Gleisi Hoffmann para cargo no governo

Presidente do PT é cotada para assumir a Secretaria-Geral da Presidência, enquanto mudanças estratégicas no governo são discutidas

POLíTICA

Deputados mineiros acompanham assinatura do contrato de concessão da BR-381

Cerimônia em Brasília marca início de projeto que visa modernizar a rodovia e gerar 80 mil empregos

Rodrigo Fontenelle deixa CGE-MG e assume cargo no governo de São Paulo
POLíTICA

Rodrigo Fontenelle deixa CGE-MG e assume cargo no governo de São Paulo

Ex-controlador-geral de Minas atuará na mesma função na gestão de Tarcísio de Freitas; Zema agradeceu pela parceria

para você
Jovem de 22 anos morre após reação alérgica a contraste em tomografia
SAúDE

Jovem de 22 anos morre após reação alérgica a contraste em tomografia

Letícia Paul passou mal durante exame em hospital de Rio do Sul e morreu em menos de 24 horas

Sine
EMPREGO

Sine oferece mais de 400 oportunidades de emprego no Vale do Aço; saiba quais

Ipatinga é o município que detém mais vagas, com 460 oportunidades sendo ofertadas nas funções pedreiro, assistente administrativo, eletricista de instalações, pintor de obras, vendedor de comércio varejista, entre outras profissões

Com 8,7 milhões fora da escola, evasão escolar gera prejuízo bilionário ao Brasil
EDUCAçãO

Com 8,7 milhões fora da escola, evasão escolar gera prejuízo bilionário ao Brasil

Fundação da Gide alerta para impacto econômico e social da evasão e destaca importância da família na permanência dos estudantes

Inscrições abertas para a 4ª Corrida e Caminhada do Jubileu Senhor do Bonfim em Ipatinga
ESPORTES

Inscrições abertas para a 4ª Corrida e Caminhada do Jubileu Senhor do Bonfim em Ipatinga

Evento acontece no dia 31 de agosto e une fé, esporte e comunidade com missa, corrida e atividades para todas as idades