Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Zema comemora avanço de PL que equipara facções a terrorismo

Governador de Minas elogia aprovação de urgência do projeto que altera Lei Antiterrorismo e pode ir direto ao Plenário

28/05/2025 às 11:15 por Redação Plox

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), utilizou suas redes sociais para aplaudir uma decisão da Câmara dos Deputados que, segundo ele, representa um verdadeiro 'golaço'. Na última segunda-feira (26), os parlamentares aprovaram o regime de urgência para um projeto de lei que propõe classificar organizações criminosas e milícias como grupos terroristas.


Imagem Foto: IMPRENSA

Zema afirmou que o Congresso acertou ao aprovar a urgência da proposta, destacando que o primeiro passo para combater o problema é reconhecer a gravidade da situação: “O primeiro passo para curar uma doença é acertar no diagnóstico. Golaço do Congresso ao aprovar a urgência do projeto que inclui facções na lei antiterrorismo”, escreveu o governador na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter.


Na mesma publicação, ele ainda provocou os opositores da medida: “Quem defende bandido vai chiar, mas grupos que dominam o território e impõem medo têm nome: terroristas”.


O projeto de lei em questão foi apresentado pelo deputado federal Danilo Forte (União) e, com a aprovação da urgência, poderá ser levado ao Plenário da Câmara a qualquer momento, dispensando a necessidade de passar pelas comissões.


A proposta sugere mudanças na Lei Antiterrorismo, ampliando o conceito do crime para incluir ações que tenham como objetivo impor controle ou domínio sobre áreas territoriais. Atualmente, a legislação prevê penas que variam de 12 a 30 anos de prisão para quem comete atos enquadrados como terrorismo.


O avanço da proposta ocorre em um contexto internacional delicado. Menos de um mês antes, o governo dos Estados Unidos, então sob a liderança de Donald Trump, havia solicitado ao Brasil que classificasse formalmente facções criminosas como organizações terroristas.


Essa movimentação no Congresso Nacional reacende o debate sobre segurança pública e reforça os embates políticos em torno da criminalidade organizada no país.


Compartilhar a notícia

Veja também
PEC da Blindagem é rejeitada por unanimidade pelo Senado
POLíTICA

PEC da Blindagem é rejeitada por unanimidade pelo Senado

Proposta que ampliava foro privilegiado e exigia aval do Congresso para ações penais contra parlamentares é enterrada após pressão popular

Alcolumbre critica protestos da oposição e pede retorno ao diálogo no Congresso
POLíTICA

Alcolumbre critica protestos da oposição e pede retorno ao diálogo no Congresso

Presidente do Senado afirma que ocupação das mesas é arbitrária e contrária aos princípios democráticos

do val
POLíTICA

Partido abre procedimento disciplinar contra deputado Arthur do Val após falas sexistas

"São fáceis, porque elas são pobres", disse o deputado referindo-se as ucranianas refugiadas da guerra

Manifestantes pedem anistia a Bolsonaro na Esplanada
POLíTICA

Manifestantes pedem anistia a Bolsonaro na Esplanada

Ato organizado pela direita reúne apoiadores em marcha até o Congresso Nacional

para você
alimentos saudáveis
SAúDE

O papel da nutrição na prevenção do câncer de mama

O dia 19 de outubro é marcado por celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, e incentivar ações de conscientização para a população.

macaco.jpg
SAúDE

Mortes de macacos por febre amarela pode indicar pico da doença no Sul e Sudeste

De acordo com o Ministério da Saúde, 38 macacos morreram por febre amarela no último semestre, e outros mil com suspeita da doença 

Reprodução
FAMOSOS

Cantor Milionário explica motivo da separação de José Rico após décadas de mistério

No aconchego de seu sítio, onde reside atualmente, o artista de 83 anos se abriu para um diálogo sobre sua trajetória pessoal e profissional.

Curso gratuito de panificação prorroga inscrições e oferece bolsa e emprego
EDUCAçãO

Curso gratuito de panificação prorroga inscrições e oferece bolsa e emprego

Iniciativa da Fundação Bunge abre 120 vagas para formação profissional em BH, Brasília, Recife e Rio com apoio do Senai e Sebrae