Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Prefeitura de Ipatinga alcança 10% da meta de controle populacional de animais

O programa desenvolvido pela prefeitura é direcionado a animais com idades entre três meses e oito anos, pertencentes a pessoas residentes em Ipatinga

28/06/2023 às 20:51 por Redação Plox

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da secretaria de Saúde e da Seção de Controle de Zoonoses, divulgou nesta quarta-feira (28) que já alcançou 10% da meta estabelecida em parceria com o Ministério Público para o controle populacional de animais no município. Em menos de 60 dias, cerca de 350 cães e gatos foram atendidos pelos serviços oferecidos pelo programa.

O programa desenvolvido pela prefeitura é direcionado a animais com idades entre três meses e oito anos, pertencentes a pessoas residentes em Ipatinga. Além da castração, o programa também visa educar para a guarda responsável, combater o abandono e os maus-tratos e criar legislações específicas. O prefeito Gustavo Nunes ressaltou a importância de uma equipe multidisciplinar empenhada na construção de um programa de controle populacional abrangente.

Sala de castração dos animais. Foto: PMI/Divulgação. 

 

Cadastro e atendimento aos tutores

Os serviços do programa são oferecidos mediante pré-cadastro, em que os munícipes são contatados por telefone para confirmação e agendamento da castração. É importante destacar que animais braquicefálicos, como gatos da raça Persa e cães das raças Buldogue, Boxer, Pug e Shih-tzu, não são contemplados devido aos protocolos anestésicos especiais necessários e ao risco cirúrgico aumentado.

Para realizar o cadastro e receber orientações, os tutores ou responsáveis residentes podem entrar em contato pelos telefones (31) 3829-8383 ou 3829-8313. Pessoas que monitoram animais comunitários também devem entrar em contato por telefone para que a castração desses animais, que é prioritária no programa, seja planejada.

Redução da superpopulação e promoção do bem-estar animal

O programa de controle populacional de cães e gatos da Prefeitura de Ipatinga teve início com o Censo Canino e Felino realizado em novembro de 2022, que identificou um total de 28,3 mil animais domiciliados no município, excluindo os animais de rua. Desse total, 17,8 mil são cães e 5,2 mil são gatos.

Com o avanço do programa, a Prefeitura de Ipatinga busca reduzir o número de animais abandonados e controlar a superpopulação nas ruas, promovendo a saúde e o bem-estar dos animais e da comunidade em geral. Dos animais castrados até o momento, 26% são animais de rua, comunitários ou de colônia, o que demonstra o direcionamento correto das ações para as situações de maior risco epidemiológico.

Compartilhar a notícia

Veja também
GERAL

Mulher morre após cirurgia bariátrica em MG; família busca por respostas

Após aproximadamente 20 anos de espera pelo SUS, estado depositou verba para cirurgia após decisão judicial

fabri-capa.jpg
GERAL

Terraço “voa” em Fabriciano, derruba poste e cai em outra rua

Segundo informações, ninguém ficou ferido

Identificado casal de Timóteo que morreu em grave acidente na BR-101 em Sergipe
GERAL

Identificado casal de Timóteo que morreu em grave acidente na BR-101 em Sergipe

Nilson Caio Carneiro, de 70 anos, e Aparecida Lopes Carneiro, de 60, capotaram e caíram em lago, durante retorno de viagem; filha do casal foi resgatada e segue internada

blob.html
GERAL

Nova Jersey e Arizona aprovam legalização de maconha para recreação

Oregon foi o primeiro Estado dos EUA a aprovar o uso terapêutico

para você