Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Nova 'brincadeira' entre crianças pode causar morte súbita

Desafio do desmaio viraliza nas redes e preocupa pais, médicos e autoridades em Minas Gerais

28/06/2025 às 15:05 por Redação Plox

A circulação de vídeos em que crianças são vistas comprimindo o tórax de colegas até que eles desmaiem dentro de escolas tem acendido um novo alerta para pais, profissionais de saúde e autoridades públicas. O chamado “desafio do desmaio”, ou “blackout challenge”, tem ganhado força entre crianças e adolescentes, trazendo graves riscos à saúde.


Imagem Foto: Reprodução

Um desses vídeos foi registrado em uma escola particular da cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, onde uma criança aparece desmaiando após ter o tórax pressionado por outra. A cena reacende o medo de modismos perigosos nas redes sociais, como o “desafio do desodorante”, que resultou na morte de Sarah Raíssa Pereira, de 8 anos, em abril.


Segundo a pneumologista Michele Andreata, a prática de comprimir o tórax pode causar asfixia e parada respiratória. Ela explica que a restrição da respiração provoca perda de consciência e pode gerar graves danos cerebrais. “A falta de oxigênio no cérebro pode resultar em lesões irreversíveis, convulsões, sequelas neurológicas e até levar à morte súbita”, alerta a médica.


O Ministério Público de Minas Gerais também se posicionou sobre o caso. Em nota divulgada no dia 25 de junho, a promotora Giovana Carone, coordenadora de Defesa da Saúde, fez um apelo aos pais e responsáveis: “Se aproximem de seus filhos, isso pode evitar consequências sérias para o desenvolvimento deles”.


Graciely Almeida, coordenadora da área de defesa da infância e adolescência do MPMG, reforçou que pais podem ser responsabilizados civilmente se seus filhos causarem danos a terceiros incentivando esses desafios. Ela destacou que, só em 2024, o Ministério da Justiça participou de 1.067 operações com polícias civis para coibir a circulação de conteúdos impróprios envolvendo crianças e adolescentes.


Além da preocupação com os conteúdos, o tempo de exposição às telas também é motivo de atenção. O pediatra Frederico Hanaoka, da clínica Pequenos Grandes, de Contagem, cita as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria: crianças menores de 2 anos não devem ter contato com telas; entre 2 e 5 anos, o limite é de 1 hora por dia com supervisão; de 6 a 10 anos, até 2 horas; e dos 11 aos 18, entre 2 e 3 horas diárias, sempre com acompanhamento.


Para Hanaoka, mais importante que o tempo, é fundamental o envolvimento dos pais no uso da internet. “É preciso avaliar a maturidade emocional da criança. Mesmo com a idade mínima exigida de 13 anos nas plataformas, muitos não estão preparados para lidar com os riscos que esse ambiente traz”, conclui.


Com os perigos à espreita até dentro de casa, o alerta é claro: supervisão e diálogo são essenciais para proteger os pequenos dos desafios escondidos por trás das telas.


Compartilhar a notícia

Veja também
alunos
EDUCAçãO

Alunos de Fabriciano são destaques na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Ao todo 21 alunos de Fabriciano foram premiados, além das escolas e dos professores que coordenaram os trabalhos

MEC
EDUCAçãO

Começa hoje (6) inscrições para lista de espera do Sisu 2022

Os estudantes interessados devem manifestar interesse até 18 de julho por meio do Portal Acesso Único

Ipatinga tem vagas abertas para cursos gratuitos de teatro, música e dança
EDUCAçãO

Ipatinga tem vagas abertas para cursos gratuitos de teatro, música e dança

Iniciativa cultural abre inscrições para aulas presenciais com vagas limitadas; participantes recebem certificado e integram montagem final

Estudantes ficam no prejuízo após agência de intercâmbio sumir com dinheiro
EDUCAçãO

Estudantes ficam no prejuízo após agência de intercâmbio sumir com dinheiro

Vital Intercâmbios encerrou as atividades em São Paulo sem devolver valores pagos por pacotes para a Irlanda; ao menos 108 pessoas foram afetadas

para você
bola
ESPORTES

CBF apresenta calendário do futebol brasileiro em 2022

Clubes e federações conheceram proposta da Confederação Brasileira de Futebol para as datas referentes à disputa das competições em 2022

SAúDE

Cresce o apoio de empresas para compra de Ozempic entre trabalhadores

Subsídios corporativos para o medicamento usado no tratamento de diabetes aumentam, impulsionados também pela popularidade do remédio como emagrecedor.

delegada
POLíCIA

PCMG conclui inquérito de festa promovida por servidor público

Cerca de 30 pessoas se reuniram, descumprindo norma em vigor à ocasião

Após revisão, governo cancela licenças de quase 8 mil pescadores mortos
EMPREGO

Após revisão, governo cancela licenças de quase 8 mil pescadores mortos

Registros foram excluídos do sistema oficial de pesca para evitar fraudes e manter base de dados atualizada