Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Projetos pró-LGBTQIAPN+ superam propostas contrárias no Brasil em 2025

Levantamento da Observatória aponta 57 iniciativas legislativas favoráveis à comunidade LGBTQIAPN+ no primeiro semestre, mantendo tendência dos últimos cinco anos

28/06/2025 às 14:23 por Redação Plox

Entre os dias 1º de janeiro e 25 de junho de 2025, o Brasil registrou 57 projetos de lei favoráveis aos direitos da comunidade LGBTQIAPN+ nas esferas estaduais e federais, conforme levantamento da Observatória, ferramenta de monitoramento legislativo da Agência Diadorim.


Imagem Foto: Agência Senado

Este é o quinto ano consecutivo em que o número de projetos pró-LGBTQIAPN+ supera o de iniciativas contrárias. Nas Assembleias Legislativas estaduais, foram identificadas 45 proposições favoráveis no primeiro semestre. No entanto, estados como Acre, Amapá, Alagoas, Distrito Federal, Piauí, Roraima e Tocantins não apresentaram propostas relacionadas à temática. No Rio Grande do Norte, a ausência de mecanismos de busca e acompanhamento impediu a identificação de projetos.


No Senado Federal, foram apresentadas cinco propostas contrárias e nenhuma favorável à comunidade LGBTQIAPN+. Já na Câmara dos Deputados, houve equilíbrio: doze textos a favor dos direitos da comunidade e doze contrários.


Segundo a Observatória, os principais temas dos projetos favoráveis envolvem combate à discriminação (9), garantia do nome social (7), políticas de saúde (6), inclusão no esporte (4), políticas afirmativas (4) e medidas simbólicas (4).


Neste sábado, 28 de junho, celebra-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. A data remonta a 1969, quando, na madrugada de 28 de junho, policiais à paisana invadiram o bar Stonewall Inn, em Nova York, nos Estados Unidos. O local era um ponto de encontro popular entre pessoas LGBTQIA+, onde a comunidade podia se reunir com certa segurança, em meio à intolerância da época. Durante a invasão, várias pessoas foram levadas sob custódia, especialmente gays, lésbicas e pessoas trans. Revoltado com a ação, um grupo resistiu às prisões, dando início a uma mobilização que durou cinco dias.


Um ano depois, em 28 de junho de 1970, ocorreu a primeira Marcha do Orgulho: uma passeata que saiu de frente do bar e percorreu cerca de quatro quilômetros até o Central Park. A ação inspirou outros países a celebrarem a data como símbolo da luta pelos direitos da população LGBTQIAPN+.


Compartilhar a notícia

Veja também
Prefeito detalha contorno viário que ligará BR-381 à LMG-760 em Timóteo
POLíTICA

Prefeito detalha contorno viário que ligará BR-381 à LMG-760 em Timóteo

Projeto de 20 km terá ponte e desvio de tráfego pesado; edital de licitação já foi publicado pelo DER-MG

ALMG realiza audiência sobre obras da BR-381 entre BH e Valadares nesta quarta
POLíTICA

ALMG realiza audiência sobre obras da BR-381 entre BH e Valadares nesta quarta

Encontro discutirá planejamento, andamento e impactos das obras em trecho conhecido como 'Rodovia da Morte'

Lula acumula 97 dias em viagens internacionais durante mandato
POLíTICA

Lula acumula 97 dias em viagens internacionais durante mandato

Presidente esteve fora do Brasil em 46 ocasiões e passou 126 dias ausente, considerando deslocamentos

Bolsonaro chega ao RJ para protesto e defende anistia
POLíTICA

Bolsonaro chega ao RJ para protesto e defende anistia

Ex-presidente participa de ato em Copacabana neste domingo (16) e retorna a Brasília na segunda-feira (17)