Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Morre em hospital do Rio chefe da facção Povo de Israel

Avelino Gonçalves Lima, o Alvinho, de 54 anos, cumpria pena de 46 anos e estava internado com câncer em estágio avançado

28/08/2025 às 17:17 por Redação Plox

Avelino Gonçalves Lima, conhecido como Alvinho, de 54 anos, morreu na última quinta-feira (22) em um hospital da Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele era apontado como chefe da facção criminosa Povo de Israel e cumpria pena de 46 anos por crimes como homicídio, roubo e estupro.


Imagem Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com a defesa, Alvinho foi diagnosticado com câncer em estágio avançado no início deste ano, com metástases nos pulmões, fígado e intestino. Apesar de múltiplas tentativas judiciais para que ele recebesse tratamento fora do sistema prisional, todos os pedidos foram negados sob a justificativa de que a unidade prisional tinha estrutura para atendimento.


Imagem Foto: Reprodução

Internado no Hospital Clínica Grajaú, ele recebeu autorização para visitas de despedida e retirada das algemas apenas nos últimos momentos. O corpo foi sepultado na sexta-feira (23), no Cemitério de Irajá.


A advogada Flávia Fróes informou que desde março foram protocoladas 18 petições à Vara de Execuções Penais (VEP) solicitando prisão domiciliar ou internação para tratamento, mas todas foram recusadas. Em nota, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro alegou que todas as decisões seguiram os trâmites legais e que a internação hospitalar chegou a ser autorizada com base em relatório médico.


Na última tentativa de garantir o fim da pena, a defesa entrou com pedido de extinção de punibilidade no dia 21 de agosto, um dia antes da morte de Alvinho. O documento critica duramente a atuação do Judiciário e compara o tratamento recebido por ele à medicina praticada em campos de concentração.


A defesa também mencionou decisão liminar do TRF1 que reconhecia a urgência do tratamento, mas afirmou que Alvinho foi devolvido ao estado de origem, onde os pedidos continuaram sem resposta. Flávia Fróes declarou que levará o caso ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH/OEA).


Preso pela primeira vez em 1999, Alvinho acumulava nove anotações criminais e respondia a treze processos disciplinares. Em 2007, fugiu após obter autorização para visita familiar, sendo recapturado dois anos depois. No ano passado, foi transferido para o sistema penitenciário federal, mas retornou ao Rio em agosto, sendo encaminhado à Cadeia Pública José Antônio de Costa Barros, em Gericinó.


Além das condenações já impostas, ele era acusado de ordenar a morte de dois presos em 2022 e de ser o mandante de uma rebelião em 2018 que resultou na morte de um detento. A motivação, segundo apurações, seria a descoberta de um plano para sequestrar a filha de uma liderança da facção da qual era considerado chefe.


Compartilhar a notícia

para você
Trabalhadores são resgatados em condições degradantes em fazenda de MG
EMPREGO

Trabalhadores são resgatados em condições degradantes em fazenda de MG

Operação encontra oito pessoas, incluindo idoso de 74 anos, sem água potável, banheiro, alimentação adequada e EPIs

IMG_9796.JPG
SAúDE

Ipatinga irá realizar cerca de mil testes rápidos para Covid-19 nesta semana

Prefeitura diz que testes rápidos para Covid-19 realizados no município são aprovados por grandes entidades do setor laboratorial

Pintura de reservatório termina com trabalhadores intoxicados em indústria no Sul de Minas
EMPREGO

Pintura de reservatório termina com trabalhadores intoxicados em indústria no Sul de Minas

Trabalhadores inalaram vapores de tinta durante pintura interna de tanque de 18 metros; um deles precisou ser resgatado por bombeiro

Trinta anos sem Ayrton Senna: vida do piloto inspira série na Netflix e nova biografia
FAMOSOS

Trinta anos sem Ayrton Senna: vida do piloto inspira série na Netflix e nova biografia

Legado do ídolo brasileiro é revisitado em produções culturais marcantes