Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Direita mobiliza ato por anistia enquanto Congresso esfria debate

Manifestação marcada para 7 de outubro tenta reacender pressão após recuo de parlamentares sobre projeto que beneficiaria Bolsonaro

28/09/2025 às 10:24 por Redação Plox

Com o cenário político em ebulição, a direita decidiu voltar às ruas e convocou seus apoiadores para uma manifestação marcada para o dia 7 de outubro, na Catedral de Brasília. A mobilização tem como objetivo pressionar o Congresso Nacional para aprovar um projeto de anistia que possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado no início de setembro a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.


Imagem Foto: Agência Brasil

Nas redes sociais, a movimentação ganhou força a partir da sexta-feira, 26 de setembro. Figuras proeminentes do bolsonarismo, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-SP), engrossaram o coro em defesa do perdão criminal. Apesar disso, o clima no Congresso não é favorável à pauta.


A proposta de anistia, que teve impulso inicial após a condenação de Bolsonaro, perdeu força nas articulações políticas. O apoio do centrão, essencial para o avanço da medida, começou a rarear, e a base governista também resiste à ideia de um perdão amplo, geral e irrestrito.


No dia 17 de setembro, a Câmara aprovou o regime de urgência para a tramitação do projeto, o que permitiria a votação direta no plenário, sem passar por comissões. Porém, o conteúdo do texto que está sendo elaborado não agrada nem à direita nem à base governista.


A escolha do deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) como relator da proposta gerou insatisfação entre os bolsonaristas. Além de ser um nome fora do núcleo da direita, Paulinho já sinalizou que não pretende propor uma anistia total.


Ele alterou o nome simbólico da proposta, substituindo o termo "PL da Anistia" por "PL da Dosimetria", defendendo a ideia de apenas reduzir as penas aplicadas a crimes contra o Estado. $&&$"Essa proposta pode até amenizar condenações, mas não absolverá Bolsonaro da decisão do Supremo"$, afirmou nos bastidores.

Nos últimos dias, Paulinho se reuniu com diferentes bancadas da Câmara para colher sugestões ao esboço do seu relatório. Apesar disso, o texto preliminar não encontrou eco nem entre os aliados de Bolsonaro nem entre os parlamentares mais próximos ao governo.


Outro fator que tem travado o avanço da pauta é o recente atrito entre os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). A falta de entendimento entre as duas Casas legislativas vem sendo vista como um obstáculo direto à tramitação do projeto, já que há um entendimento de que a votação só ocorrerá quando houver consenso entre ambas as lideranças.


Enquanto isso, o bolsonarismo busca nas ruas a força que parece faltar nos corredores do Congresso. A manifestação marcada para outubro tenta retomar o protagonismo da base militante e reaquecer o debate em torno de uma pauta que, até pouco tempo atrás, era prioridade absoluta entre os apoiadores do ex-presidente.


Compartilhar a notícia

Veja também
PT lança curso para evangélicos visando aproximação
POLíTICA

PT lança curso para evangélicos visando aproximação

Com alta rejeição entre religiosos, partido aposta em formação para melhorar o diálogo com o público evangélico

senado.jpg
POLíTICA

Projeto que prevê punição para juízes e procuradores é aprovado pela Senado

Votação da medida gerou críticas de alguns senadores; texto estava parado na Casa há dois anos

Zema mantém planos de privatizar Cemig, Copasa e Codemig em Minas Gerais
POLíTICA

Zema mantém planos de privatizar Cemig, Copasa e Codemig em Minas Gerais

Governador afirmou que adesão ao Propag pode destravar processo de venda ou federalização das estatais mineiras

Lula chega a Roma para funeral do papa Francisco
POLíTICA

Lula chega a Roma para funeral do papa Francisco

Presidente está entre os líderes mundiais presentes na despedida de Francisco; Janja o acompanha na cerimônia

para você
Shopping Vale do Aço celebra festas juninas com programação gratuita
LAZER

Shopping Vale do Aço celebra festas juninas com programação gratuita

Evento entre os dias 19 e 22 de junho traz oficinas infantis, barraquinhas, comidas típicas e show de forró com a banda Zuêra

Após ser baleada em escola no Rio, adolescente de 14 anos recebe alta
EDUCAçãO

Após ser baleada em escola no Rio, adolescente de 14 anos recebe alta

Menina foi atingida por bala perdida durante aula de educação física na Zona Norte e ficou internada desde o dia 24 de junho

ECONOMIA

Fiemg alerta para impactos econômicos do fim da escala 6x1 e redução da jornada de trabalho

Entidade estima custo de R$ 1 trilhão para o setor produtivo e possíveis efeitos na inflação

Fluminense perde para Chelsea e torcedores comentam no Vale do Aço
ESPORTES

Fluminense perde para Chelsea e torcedores comentam no Vale do Aço

Jogo da semifinal do Mundial de Clubes terminou em 2x0 para os ingleses, com gols de ex-jogador tricolor