Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Conheça os vilões na conta de energia elétrica

28/10/2019 às 10:18 por Redação Plox

Quando chega a conta de luz você consegue entender quais são os vilões do seu consumo? As inovações tecnológicas e os inúmeros aparelhos eletroeletrônicos à disposição para satisfazer as necessidades da família são uma mão na roda, e fazem diferença. Porém, é preciso prestar atenção e identificar quais são os aparelhos que mais consomem, e como diminuir esse custo fixo mensal.

Ar-condicionado:

O ar-condicionado traz grande conforto para o nosso dia a dia, principalmente para quem reside em regiões mais quentes. Mas você sabia que dados do Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética demonstram que um ar-condicionado consome até 10 vezes mais energia elétrica que um ventilador?

Divulgaçãounnamed

Se quiser economizar na conta, a sugestão é que as pessoas aproveitem os dias mais frescos e o inverno para deixá-lo desligado. E para fazer com que ele consuma menos eletricidade, você pode:

- ao instalar observe para que ele esteja em um local com boa circulação de ar;

- feche as portas e janelas quando o aparelho estiver ligado para evitar a entrada do ar de fora;

- revise a limpeza dos filtros: a sujeira faz com que ele tenha que trabalhar mais;

- saiu de casa ou do ambiente refrigerado? Desligue o ar-condicionado;

- quando for escolher os modelos de aparelho opte por aqueles com selo A, e ainda estude a melhor potência para o seu ambiente, quanto maior os BTUs, maior será o consumo.

Chuveiro:

Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) revelou que vale a pena substituir os boilers de água por chuveiros elétricos – ou, ainda melhor, por aquecedores a gás. Se o boiler ou o chuveiro elétrico forem inevitáveis, a dica geral é encurtar o banho ao máximo.

Aquecedores de ambiente:

Aquecedores de ambiente deverão ser ligados apenas quando os moradores estiverem em casa. Certifique-se de que portas e janelas estão fechadas. Ajuste o termostato para uma temperatura não muito alta e capriche no casaco, meias e acessórios quentinhos.

Secadoras de roupas:

Substitua sua secadora de roupa elétrica por uma a gás. Utilize o varal sempre que o dia estiver ensolarado ou o clima mais seco.

Geladeira:

Se estiver na hora de comprar uma geladeira nova, prefira as de uma porta só. Retire todos os alimentos da geladeira de uma só vez: evite ficar abrindo e fechando o aparelho. Mantenha o congelador sempre livre da formação de gelo em sua superfície. As borrachas das portas devem estar sempre aderentes. Evite instalar geladeiras e freezers em cubículos cercados por armários, que dificultam a circulação do ar e aumentam o consumo de energia.

Lavadoras de roupas:

Coloque o máximo de roupas permitido na máquina de lavar, mas sem sobrecarregá-la. Ajuste o equipamento para utilizar água fria ao invés de morna.

Ferro automático à vapor:

Troque o ferro à vapor por um modelo simples e umedeça as peças de roupa com um borrifador manual. Passe grande quantidade de roupas de uma só vez, começando pelas que devem ser passadas em temperatura mais baixa.

Compartilhar a notícia

Veja também
para você
Acidente fatal na BR-381 deixa uma morta e três feridos
POLíCIA

Acidente fatal na BR-381 deixa uma morta e três feridos

Colisão entre van e carro de passeio mobiliza resgate em Governador Valadares

Nova temporada de 'Casamento às Cegas Brasil' reúne apenas participantes acima de 50 anos
LAZER

Nova temporada de 'Casamento às Cegas Brasil' reúne apenas participantes acima de 50 anos

Nova edição do reality reúne apenas participantes com mais de 50 anos e estreia no dia 10 de setembro

Benetton enfrenta crise global e fecha 31 lojas na Espanha
LAZER

Benetton enfrenta crise global e fecha 31 lojas na Espanha

Após perdas milionárias e queda na relevância no setor da moda, marca italiana aposta no comércio eletrônico para tentar sobreviver

Gripe aviária: Brasil confirma quatro focos ativos em aves silvestres e domésticas
SAúDE

Gripe aviária: Brasil confirma quatro focos ativos em aves silvestres e domésticas

Casos foram registrados em São Paulo e no Rio de Janeiro; autoridades intensificam ações de vigilância